Suspensão dos Campeonatos Amadores e Profissionais de Seniores

Para: Ex.mo Senhor Primeiro Ministro; Ex.mo Senhor Presidente da República; Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

São conhecidos casos no últimos 30 anos mas nos últimos 15 anos têm corrido os tribunais e não deram em nada. Não faz sentido que o poder politico nada faça. Os mais recentes casos revelados de corrupção, o clima de terror que se vive no desporto, intimidação a árbitros e jogadores, a falta de ética dos dirigentes, o compadrio entre funcionários do estado e dirigentes desportivos, a inacção das entidades que gerem o futebol são todos motivos para que haja uma intervenção politica.
Esta petição propõe:
- A criação de um Ministro para o Desporto (com milhares de atletas e adeptos e com tantos milhões de euros movimentados, é incompreensível a falta de um ministério para tutelar todo o deporto, em vez de apenas um secretário de estado);
- A suspensão do campeonato da nova época desportiva, em todas as modalidades em que hajam suspeitas ou estejam a ser decorridas investigações até que saiam as respectivas conclusões finais;
- A responsabilização dos actos dos dirigentes por parte da entidade que regula os clubes;
- A responsabilização dos dirigentes desportivos pelos actos dos adeptos das chamadas claques identificadas;
- A abolição das claques e a interdição de acesso a recintos desportivos de todos os seus membros;
- O real endurecimento dos castigos a dirigentes e atletas que não cumpram o Fair-Play;
- A interdição de programas da comunicação social que sejam claramente inflamatórios para o desporto.
- A centralização das transmissões televisivas, com regras semelhantes à da Premier League;
- A criação de um centro de treinos/estágios em que concentra todos os árbitros até 3 dias antes do jogos, em todas as modalidades;
- Castigos severos, com suspensão ou exclusão de funções para quem tenta persuadir a arbitragem;
- Revisão do atual modelo competitivo das modalidades.
Estas propostas têm o intuito de tornar o desporto mais saudável, competitivo e sustentável.