Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Acesso directo e gratuito à certidão de IPO

Para: Exmo. Sr. Presidente do Conselho Directivo do IMT, IP.

Cada vez mais, no mercado de carros usados, nos deparamos com veículos cuja quilometragem fora alterada, de forma a valorizar a venda da viatura.. Este fenómeno existe com uma frequência extrema tanto no sector profissional como no privado. A única forma, minimamente eficaz, que os compradores têm para verificar essa situação é através de requerimento de certidão de IPO do veículo, junto do IMT. Essa certidão, além de não estar muito divulgada, têm um custo elevado (27€ se for requerida on-line) e não está disponível na hora, demorando, no mínimo, 24h.

Esta petição, vem pedir ao Exmo. Sr. Presidente do Conselho Directivo do IMT que torne o acesso a esta informação gratuito e imediato. Desta forma qualquer cidadão em vias de comprar um carro usado poderia consultar via on-line (tal como se consulta as matrículas canceladas), na hora a informação da dita certidão, principalmente as datas e kms de cada inspecção periódica.

Esta informação já é pública, não se colocando quaisquer problemas relativamente à privacidade. Apenas se pede que seja disponibilizada de forma mais aberta.

A disponibilização desta informação de forma gratuita e imediata, iria reduzir bastante as burlas relativamente a viaturas usadas. Seria útil para todos os intervenientes;
Profissionais que podem verificar todas as viaturas possíveis de aquisição, reduzindo os custos e oferecendo mais segurança e confiança na venda.
Compradores que ao adquirirem um veículo têm a facilidade de confirmar se a quilometragem anunciada/apresentada é a correcta.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
37 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.