Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Queremos o símbolo do Autismo nas placas de prioridade

Para: E mo. Sr. Presidente da Assembleia da República

Boa tarde,

Gostaríamos com esta petição, chegar à Assembleia da República e alterar a simbologia das placas de prioridade com o objectivo de incluírem também o símbolo do Autismo.

Este pedido tem por base a Lei 128/2017 em que todas as pessoas com deficiência intelectual, PEA - Perturbação do Espectro do Autismo, têm agora direito a usufruir dos lugares de estacionamento e dístico automóvel, anteriormente só concedidos a deficientes motores ou superiores a 90 % de incapacidade, assim como prioridade em todos os serviços, órgãos estatais e comércio.

Acreditamos que nas placas de prioridade seja fundamental a existência de um símbolo que identifique esta perturbação por forma a evitar constrangimentos para com as suas famílias e com os próprios Autistas.

Posto isto a Associação + POR TODOS em parceria coma a APCA - Associação Portuguesa de Cães de Assistência, vem por este meio, solicitar que esse símbolo seja incluído nas mesmas.

Apelamos a todos, para se juntarem a nós e para que consigamos chegar
à Assembleia da República e tornar este assunto passível de debate.

Queremos ainda reforçar que o Autismo não é uma doença mas sim um transtorno, e que as pessoas com deficiência, devem ter o mesmo direito de cidadania que qualquer outro cidadão.

Para isso é essencial que se perceba as dificuldades e desafios e que se pense nos Autistas como indivíduos únicos, com as suas próprias capacidades e limitações.

Pensar em neurodiversidade ajuda neste raciocínio!

Certos de que esta petição terá sucesso e será lida e partilhada por muitos, o nosso Muito Obrigado

Os mandatários:

Sara Camilo, presidente da +POR TODOS
Rui Elvas, presidente da APCA


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
413 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.