Hipermercado continente na cidade do Porto? NUNCA!

Para: Presidente da Câmara Municipal do Porto, Presidente da Assembleia Municipal do Porto, Presidente da Junta de Freguesia do Bonfim

Somos um grupo de cidadãos do Porto, preocupados com a futura utilização do grande terreno vazio situado no Campo 24 de Agosto, contíguo à Rua de Santos Pousada e Rua Fernandes Tomás. Consta-se que será um hipermercado Continente e se assim for não tenham a menor dúvida que é a pior das escolhas para aquele espaço com tanto potencial para ser algo de real valor para a população portuense e para quem a visita. Um Continente é em tudo uma péssima opção. Um hipermercado é nos dias que correm um gigante de lixo descartável e na sua maior parte inútil; é um destruidor de negócios locais com valores identitários, culturais e sociais; é uma máquina de poluição a vários níveis; é um espaço de estagnação profissional e intelectual; é um indutor do consumismo desenfreado que tanto tem destruído o nosso planeta e os nossos valores; é esteticamente horroroso; é um fomentador de monoculturas e monopólios; é absolutamente, totalmente dispensável no mundo inteiro, mas principalmente na nossa cidade.
O Porto, como já devem ter reparado, tem vindo a perder muito da sua alma, do seu carácter, do seu encanto. Uma cidade que há uns anos atrás tinha tanto potencial para se transformar numa comunhão perfeita entre a beleza de uma herança histórica inigualável e um futuro pensado com a consciência dos desafios ecológicos e sociais do presente, está a transformar-se precisamente no contrário de tudo isso. A sua gente e o seu comércio tradicional são despejados para dar lugar a lóbis imobiliários, a lojas “mais do mesmo”, a um lugar que, enfim, não é o nosso Porto, não é o Porto de ninguém. É uma carcaça onde vêm turistas em massa tirar fotos a turistas e a fachadas. Estamos em desarmonia total, desligados do que é realmente importante, guiados pela força cega do capitalismo, da recompensa imediata e da falta de bom senso. Uma cidade que poderia ter evitado tantos maus exemplos de outras grandes cidades, mas que no final de contas cometeu os mesmos ou piores. O que se faz de bom não chega, o que se permite de mau é já demais.
Agradecemos que não precisem de ponderar nesta questão e que a resposta seja clara e firme. Um hipermercado continente na cidade do Porto? NUNCA!