Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

PRESTAÇÃO DE CONTAS FESTIVAL - MANIFESTO DE SÃO VICENTE

Para: Exmo Sr. Presidente da República de Cabo Verde; Exmo Sr. Ministro das Finanças e Vice-Primeiro Ministro; Exmo Sr. Ministro de Negócios Estrangeiros; Exmo Sr. Ministro de Administração Interna; Exmo Sr. Secretário de Estado de Juventude; Exmo Sr. Provedor da Justiça; Exmo Sr. Presidente da Autoridade Reguladora de Aquisições Públicas; Exma Sra. Presidente da Assembleia Municipal de São Vicente

MANIFESTO SOKOLS
DIA DA VERGONHA MUNICIPAL

Exmo Sr. Presidente da República de Cabo Verde
Exmo Sr. Ministro das Finanças e Vice-Primeiro Ministro
Exmo Sr. Ministro de Negócios Estrangeiros
Exmo Sr. Ministro de Administração Interna
Exmo Sr. Secretário de Estado de Juventude
Exmo Sr. Provedor da Justiça
Exmo Sr. Presidente da Autoridade Reguladora de Aquisições Públicas
Exma Sra. Presidente da Assembleia Municipal de São Vicente

Os vossos discursos oficiais e intervenções na mídia social demonstram que a situação económica e social é delicada. Estamos perante um ano de mau ano agrícola, de encarecimento de produtos alimentares, de aumento da dívida pública interna, e na perspectiva de um novo mau ano agrícola e de tensões a nível mundial.
A nossa sobrevivência como nação depende da nossa capacidade de gerir todos os recursos colocados a disposição ao e pelo Estado através de processos e regras estabelecidos pela nossa legislação que visam sempre a sua utilização com bases nos princípios da Ética, da Responsabilidade, da Prioridade, da Eficiência e da Legalidade.
Infelizmente, São Vicente, terra de Cize, Beleza, Nhô Balta, …, hoje é um dos líderes em índices de infortúnios de Cabo Verde, principalmente que assolam a juventude: maiores taxa de desemprego, taxas de desocupação, utilização de droga, uso de álcool, violência e delinquência juvenil e de desolação.
Há quem fale que nós, membros de SOKOLS, somos uma “grande organização” com “tentáculos” e “anseios de poder”. Nada disso. Um pequeno grupo de voluntários da sociedade civil que, sem medo e abnegado de interesses político-partidários, leva-vos os anseios da população. É o povo que nos torna grande perante tanta incoerência e ilegalidade na gestão da coisa pública, principalmente no município de São Vicente. Os protestos sociais decorridos no ano de 2017 e 2018 são demonstrativos do quanto povo anseia por medidas coerentes com os discursos políticos e a dinamização da ilha que tem um potencial enorme de crescimento em todos sectores: turismo, acadêmico, científico, cultural e evento, energias renováveis, pesca, pequena indústria, desportos e Mar…
Excelências, estamos no início do 2º trimestre, período de vento, início do fim da época alta de turistas do ocidente e do turismo de cruzeiros, e inicio dos preparativos para o fim do ano letivo, para o verão, para as festas romarias, festivais e de receber calorosamente a nossa diáspora. Abril, não é época para mais festivais e mais gastos sem metas claras.
A Câmara Municipal de São Vicente não revela o orçamento do novo festival, mas sabemos que são milhares de contos fora do erário publico, que saem diretamente dos cofres do município e indiretamente para outros sectores do governo, como da saúde, proteção civil, forças armadas, entre outros. Sabem, fazer um festival na Baia mexe com o funcionamento de todos os sectores supramencionados.
Minhas senhoras e meus senhores, fizemos um apelo aos pais, aos jovens e a população em geral a não participarem nesta atividade como protesto contra a má gestão da coisa pública… A vós, apelamos que usam do vosso poder para por cobro a esta situação que nada abone a Governação de Cabo Verde.
Envergonha-nos, e ficamos todos sentidos, com a situação social de famílias e, principalmente, das mulheres, jovens, do meio rural e péri-urbano, que ainda têm que andar com baldes de água na cabeça e, de manhã ou na calada da noite, com latas de dejetos, escondidas para não verem a sua exclusão, em pleno século 21, para jogar nas encostas…
Envergonha-nos quando sabemos que os nossos embaixadores, nosso Ministro de Negócios Estrangeiros e até o Presidente da República, têm que pedir o apoio (quase esmola) para outros países, inclusive com situações econômicas delicadas, para as causas nacionais emergenciais, com longos procedimentos, mas incansavelmente na busca de recursos para o desenvolvimento do país…
Envergonha-nos porque sabemos que o Ministro de Administração Interna está a lutar para poder dar melhor qualidade de vida aos Policias Nacionais e garantir a segurança do cidadão, lutando para uma maior fatia do orçamento do Estado e de parcerias internacionais…
Envergonha-nos porque sabemos que a própria Câmara Municipal recorre a empréstimos bancários com elevadas taxas de juro e aumentado a pressão sobre a tesouraria, para tapar buracos nas estradas dentro de localidades e sinalizações…
Envergonha-nos porque sabemos que a própria Câmara Municipal não têm como sustentar os seus projetos sociais como o caso da loja social…
Envergonha-nos porque sabemos que o Ministro das Finanças e Vice-primeiro Ministro tem um desafio colossal de sanear as dividas, mobilizar recursos internos e estancar o endividamento interno, e que os seus técnicos e assessores, de todas as ilhas, não dormem resolvendo silenciosamente problemas para que o sistema financeiro do país continua a andar …
Envergonha-nos porque sabemos que associações locais, nacionais e internacionais, personalidades, emigrantes e amigos estão a vender a cara, a dar o corpo e a alma para conseguir migalhas para apoiar o próximo, as crianças, idosos, …
Envergonha-nos porque sabemos que milhares de funcionários, consumidores e empresas de todo o país estão a pagar para uma paródia de 03 dias…
Todo o esforço diário de um país para que uma equipe de competência duvidosa decidem que irão envergonhar e aproveitar de todos, fugindo a lei e aos princípios de governação deste país?
Excelências, nos e nem vós, merecemos tamanha afronta a nossa dignidade. Façam a vossa parte!
P’la gente das nossas ilhas e pelos jovens resilientes,

Mindelo, 06 de Abril de 2018



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 06 abril 2018
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
179 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.