Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Contra o cancelamento da edição de 2018.1 do Celpe-Bras

Para: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

No seu vigésimo ano de aplicação, o exame Celpe-Bras, teste de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros outorgado pelo Ministério da Educação do Brasil, teve sua primeira edição de 2018 recentemente cancelada. Segundo dados de junho de 2017, disponíveis no Acervo Celpe-Bras, o exame é realizado em 94 postos aplicadores no mundo, sendo 29 deles no Brasil e outros 65 fora do país.

A realização da edição de 2018.1 havia sido confirmada no dia 20 de março pelo Inep, responsável pelo exame, através de e-mail submetido a todos os postos aplicadores. Recentemente, a edição foi cancelada, depois de as instituições já terem veiculado as informações sobre as inscrições e a realização da prova.

Por meio desta petição, manifestamos a nossa indignação com o cancelamento do exame. Esta decisão implicará negativamente na vida de muitos candidatos que dependem deste instrumento para a validação do nível de proficiência para as mais diversas finalidades. Além disso, acreditamos que o descomprometimento em relação à prova, neste momento, parece refletir um descaso para com professores e pesquisadores que valorizam o potencial impacto desta política linguística na promoção da língua portuguesa.

Solicitamos o apoio da comunidade de professores e alunos de PLE/PLNM/PLA para expressarmos a nossa indignação em relação ao ocorrido


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
644 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.