Por um serviço de Transportes digno para a cidade Montijo

Para: Presidência da Republica, Governo de Portugal; Ministério do Ambiente

Caras cidadãs e cidadãos residentes na cidade de Montijo,na Margem sul do Tejo e população em geral:
Como sabemos, a Transtejo, empresa que transporta milhares de utentes que trabalham e estudam na cidade capital deste país, na sua maioria assinantes do chamado passe social, tem sido alvo da atenção dos orgãos de comunicação social nas últimas semanas pelas piores razões.
Entre as quais e, no caso do serviço prestado á cidade de Montijo que é, neste momento quase inexistente e inseguro para os utentes, uma vez que está reduzido a um Catamarã já em mau estado de conservação e um Cacilheiro que o está a complementar, este último seguramente já com mais de 5 décadas e cuja vetustez e estado impedem que demore menos de 50 minutos na travessia do rio, isto, claro está com boas condições atmosféricas, porque caso contrário, não consegue acostar no cais onde é necessário que o faça, para ir fazê-lo a Cailhas, como aconteceu há 2 semanas- visionar reportagem televisiva, por favor - a esta parte, onde centenas de pessoas foram impedidas de se deslocar aos seus locais de trabalho, escolas , hospitais , etc, por term sido desviados do seu habitual trajeto por incúria de uma companhia transportadora: Escusado será dizer que estiveram em e coontinuam a estar, em risco postos de trabalho, anos letivos e a saúde de centenas e centenas de pessoas.
Acresce que esta situação já não é nova, e que chegou agora ao conhecimento público por se ter tornado insustentável. Como se tal não bastasse, a tudo isto se juntam os preços altíssimos tanto da Transtejo como do operador rodoviário que efectua a ligação com a Estação Fluvial de Montijo, a TST - e cujo serviço também se inclui na categoria de péssimo e a preços especulativos.
A presente situação parecer-nos-ia quase impossível pelo facto de a cidade de Montijo se encontrar tão próxima da capital de Portugal, mas, a verdade é que isso não faz qualquer diferença, neste caso, possivelmente por incuria dos orgãos municipais locais, que em 2003 ao mudarem o cais fluvial para a área industrial de Montijo, o Seixalinho, prometeram melhores acessibilidades, o que não só não aconteceu ,como com a sua crescente degradação culminou na situação ultrajante que se vive atualmente.
Por tudo isto, e face ao abandono a que a cidade de Montijo (a fazer-nos lembrar o antigo ministro das Obras Públicas/Mário Lino, ao proferir a sua célebre "pérola" de sabedoria: " ....a margem sul é um deserto !...") tem sido votada, vem os seus cidadãos e cidadãs, por este meio, solicitar os bons auspícios das autoridades responsáveis deste país para a rápida resolucão dos nossos problemas de acessibilidade,

Obrigada a todos e subscrevam, por favor !