Regicidas para o Panteão: Reconhecimento aos Heróis do Povo!

Para: Assembleia da República

No dia 1 de Fevereiro de 1908, inscrevendo o seu nome a letras de ouro na gloriosa história de resistência do povo português à tirania pérfida de reis e de aristocratas, os heróis Manuel Buíça e Alfredo Costa exerceram justiça revolucionária sobre Carlos I, que instaurara uma ditadura em Portugal, e o príncipe herdeiro, Luís Filipe. Esse gesto, que inviabilizou materialmente a continuação da monarquia em Portugal, merece um mais elevado reconhecimento por parte da República aos seus mártires do que aquele que até aqui se verificou.

Num momento em que temos um Governo PS, partido de longa tradição republicana, apoiado por PCP e BE, que nunca rejeitaram a herança da violência revolucionária do 5 de Outubro, a ocasião é soberana para homenagear os heróis, os mártires do povo trabalhador, que foram Buiça e Costa, dando-lhes o único lugar que o seu sublime gesto de sacrifício abnegado merece ter como recompensa: o descanso eterno no Panteão Nacional. Os signatários desta petição vêm por isso pedir a este Parlamento que se digne determinar a imediata trasladação dos restos mortais de Costa e Buíça para o Panteão, no que seria um acto de Justiça que lhes é devido há mais de um século.

Esta petição foi criada em 09 março 2018