Acabar com escravatura na Telepizza ou acabar com a telepizza em Portugal

Para: Pessoas

Chegámos à conclusão que na generalidade, quem trabalha em part-time na telepizza é mal pago, uma média de 2,9 euros ou 3 euros á hora. Sobrecarregados de funções. ( atender ao balcão, manusear caixa registadora, atender telefones, tirar pizzas do forno, estirar massas, distribuir de mota: faça frio ou chuva, o qeu for), sempre em corropio, trabalhar sob stress, pressão, gritos dos gerentes, etc.

Na generalidade ex funcionários revelam que os gerentes são geralmente novos ( na casa dos 20 e tal anos) e são treinados (formados) para gritar e dar ordens aos empregados sempre em tom alto, como se fosse tropa, "rápido, mexam-se! há pizzas para tirar do forno".
Quando é fim-de-semana ou há jogos de futebol, os telefonemas são às dezenas e o stress caótico, o ambiente caótico.

Os distribuidores estão junto dos fornos , ao calor, depois vão ás arcas frigorificas buscar massas, voltam para os fornos, depois vão á rua de mota levar as pizzas (apanham frio, chuva, seja que tempo fizer), essas variações bruscas de temperatura fazem mal.
Alguns queixavam-se que as motas eram velhas, sem condições de segurança, com uma luz de farolim fraca. Os perigos de conduzir assim de mota velha na estrada, com pouca iluminação de farolim, e trânsito em hora de ponta são grandes.
É comum haver quedas, acidentes.

A telepizza também tem a regra de "POUPAR, poupar, poupar", vender pouco produto por mais dinheiro.
Por exemplo:
clientes pedem um ingrediente extra, seja queijo, fiambre, seja o que for.
E os empregados são instruídos para pôr apenas algumas migalhas de fiambre a mais, ou queijo. quase nem se nota. (mas o cliente paga mais 1 ou 2 euros pelo extra).
Massas de base fina, o cliente paga mais por menos.
Por exemplo se voce paga uma pizza familiar por 18 euros (base fina), ela foi feita com uma massa media estirada até alargar ao diâmetro duma massa familiar (para ficar mais fina).
Utilizou-se uma massa média, mas você paga familiar.

Alguns espanhóis dizem que uma pizza custa 2 ou 3 euros a ser confeccionada.

Alguns colocam um pouco de água no balde de molho de tomate, para "render" mais.

Os gerentes estão sempre a dizer aos empregados que poupem ingredientes ao máximo, os ingredientes são sempre pesados no fim do turno.

os restos de miagalhas de queijo e ingredientes, nas gavetas , são sempre reaproveitados.
restos de massa também, no dia seguinte juntam-se os pedaços de massa e amassa-se de novo ate ao formato duma pizza.