Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

pela visita do Presidente da República ao Bairro do 2º Torrão

Para: Presidente da República Dr. Marcelo Rebelo de Sousa

Querido Pres. Marcelo Rebelo de Sousa,

É de coração apertado que escrevo este desabafo e pedido de ajuda. Só queria 5 min do seu tempo para vir demonstrar a um grupo de crianças que se preocupa com a geração que vai liderar o futuro.

Sou presidente, fundadora e coordenadora de uma ONG: a Cova do Mar. Mas tambem sou uma mulher humana, feminina e uma “mãe” emprestada a todos eles.

Estivemos de 56 horas seguidas sem electricidade, nós na Fábrica dos Sonhos (centro comunitário de licença em curso) e eles, crianças que vivem na área da Fábrica. Estamos num bairro “ilegal” mas feito de seres humanos que tal como nós, pagam impostos, nasceram neste mundo e se servem dos mesmos direitos que outros. E escrevo-lhe este pedido de ajuda em desespero do que é ver, assistir e dar apoio a crianças e jovens que dia após dia vêem os seus direitos humanos violados.

São 3.000 pessoas a viverem aqui, mais de 200 jovens. Não existe electricidade legal, a água que corre não é abundante, não temos saneamento básico, chove em muitas das casa e quartos. Existem ninhos de carraças, pulgas e ratazanas também nas ruas, confesso que dentro da Fábrica também estamos sujeitos aos “Ratatouille” que não cozinham mas que comem tudo o que encontram pelo caminho…

Estamos na outra margem do rio Tejo, de frente para Algés, onde podemos todos os anos assistir de longe ao NOS ALIVE, cuja luz dos 3 dias de festival abafa por completo a falta de luz que existe ano após ano, no nosso bairro. Estamos na Trafaria, ao lado da praia de São João da Caparica. Quase ninguem sabe que estamos aqui, e já estamos aqui há 40 anos.

Peço-lhe ajuda. A si e a todos que me cruzam pelo caminho. Não peço ajuda para mim, mas para estes pais, mães, avós, avôs, tios, primos e irmãos, cuja força de vontade já foi perdida no meio de tanta ilusão da sociedade…

O inverno é rigoroso aqui: 9ºC em cima do Rio Tejo, com cheias por todo o lado, torna o crescer e acreditar nos sonhos uma tarefa quase impossível. Estivemos sem luz 56h seguidas, algumas casas e crianças há mais tempo, outras menos… Todos os dias o acordar deles é uma missão heróica, vão para a escola sem capacidade de fazer os TPC porque não tinham luz. Os que têm a sorte de estudar para a faculdade, fazem-no à luz da vela e os incríveis que já lá estão, têm de entregar os trabalhos escritos à mão, porque o PC não funciona sem electricidade.

Pergunto-me como pode uma criança menstruada mudar um penso higiénico nestas condições, em total escuridão das suas casas? Como pode ela aguentar as dores menstruais, sem ter um espaço quente e acolhedor? Pergunto-me também, se estas condições de sobrevivência extrema não estão a atrasar o normal desenvolvimento menstrual de muitas jovens e crianças daqui…

E isto é só um bocadinho dos pensamentos que me afloram hoje em dia… a profundidade consegue ser avassaladora. Estamos à porta da capital de Lisboa, a capital que acolhe o WebSummit.

E é por isso que tornei esta carta pessoal, num pedido de ajuda pública, uma petição… cujo objectivo é vir até nós, pelos seus próprios pés, assistir à realidade que se vive aqui! Se puder ajudar, e tiver saudades de leccionar, preciso também de professores voluntários e seria um privilégio poder tê-lo na Fábrica dos Sonhos!

Mas a missão era mesmo trazê-lo até aqui…

Um beijinho e um obrigada por me fazer acreditar!
Vamos mudar o mundo, através das crianças…
…e unir as gerações, com o amor dos idosos!

Alexandra Gonzalez Rodrigues Leal
aka "Xana Banana"
Presidente, Fundadora e Coordenadora
(escrito a 19.01.2018)

Associação Cova do Mar
Rua 5ªa Avenida, nº 83, Cova do Vapor
2825-897 Trafaria
NIF: 513938273


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
727 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.