Cancelamento do Programa Supernanny da SIC

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Republica; Ministério da ; CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens; ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social; SIC

Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República,

Venho por este meio manifestar o meu total desagrado (o meu e de todas as pessoas que como eu vão assinar esta petição) perante o programa atualmente exibido na SIC, Supernanny.

Considero que o programa Supernanny, emitido semanalmente ao domingo à noite, viola os direitos das crianças, no sentido do direito da imagem de cada menor participante no programa, da reserva da vida privada e, acima de tudo, da intimidade da criança.

O conteúdo deste programa, emitido em horário nobre de fim de semana, manifesta o contrário interesse das crianças, sujeitando as depois a uma realidade "dura e cruel" imposta pela sociedade do dia-a-dia, uma vez que a Comunicação Social atual tem um papel fundamental (neste caso concreto negativo) na construção da opinião pública. Deste modo, deveria ser a Comunicação Social em geral, e a SIC neste caso em particular, a assumir uma postura responsável e protetora das crianças e jovens.

Considero ainda que os efeitos produzidos nas crianças expostas a este programa poderão influenciar negativamente a sua personalidade, traduzindo se numa baixa autoestima e falta de confiança a nível imediato e a longo prazo.
E que por isso é imperativo intervir imediatamente com vista a salvaguarda do superior interesse da criança.

O principal objetivo desta petição é cancelar a emissão do programa Supernanny e posto isto fico a aguardar o parecer do Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República.

Atentamente.

Esta petição foi criada em 16 janeiro 2018