Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Proteção e Reposição dos Areais Praias de Vila Nova de Gaia

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da Republica; EX.mo Senhor Primeiro Ministro e Ex.mo Sr.Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia

As nossas praias estão a desaparecer. Os areais são de ano para ano mais pequenos e existem já zonas, como a da Granja, onde entre o passadiço e o mar apenas existem rochas. A transferência de areias, que aconteceu no passado, por exemplo da praias da Aguda para a Granja ou Salgueiros, já se percebeu que não resolve o problema, é "como tapar o sol com a peneira" e serve apenas para manter durante essa época balnear a bandeira azul. Segundo as contas do especialista, Professor Adriano Bordalo e Sá, 60% da linha de costa do Norte do país está em risco por falta de areia. Todos os estudos realizados sobre a perda de areia nas praias, indicam como principais causas:
1º - a retenção das areias pelas barragens;
2º - a construção junto ou em cima da das dunas.

Sabemos que o rio Douro tem na sua bacia hidrográfica em Portugal e em Espanha mais de 50 barragens, sendo que cinco delas são em Portugal, e que estas retiram mais de 1,5 milhões de toneladas de areia por ano à costa.
As construções junto à costa, tendo como principal fator a vista e não os ventos dominantes, fazem com que as areias não sejam retidas como deveriam.

Como tal, esta petição aponta como soluções:

1º - A reposição na foz do Rio Douro de pelo menos 75% da areia retida nas suas barragens do lado português;
2º - A demolição de estruturas/construções inapropriadas junto à costa;
3º - A realização de um acordo com o governo espanhol (tendo em consideração que somos União Europeia) para a reposição na foz do rio Douro de 50% da areia retida nas suas barragens.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
64 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.