Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Recurso do Exame de Agregação da Ordem dos Advogados

Para: Ordem dos Advogados, Ministro da justiça, Assembleia da Républica, Bastonário da Ordem dos Advogados

Atualmente na Ordem dos Advogados temos um sistema que consiste, numa primeira fase na frequência nas aulas e na elaboração de trabalhos. Na segunda fase, temos que redigir peças processuais conjuntamente com o nosso patrono, fazer assistências a julgamentos, relatórios, exame oral e exame escrito. Contudo, contrariamente ao que SEMPRE aconteceu, se tivermos a infelicidade de reprovar no exame escrito, reprovamos na ordem, e temos que voltar à estaca zero, ou seja, temos que repetir a ordem desde a primeira fase porque não temos exame de recurso.
É a primeira vez que isto sucede, no anterior regime existia exame de recurso, aliás desde tempos imemoriais que existe exame de recurso. O facto de não termos o mencionado exame significa um retrocesso de um ano nas nossas vidas, voltarmos ao estágio NÃO REMUNERADO, voltarmos a pagar mais de 700€ de inscrição na ordem, voltarmos a adiar os nossos projetos pessoais e profissionais porque temos que trabalhar mais um ano SEM AUFERIR QUALQUER RENDIMENTO e temos que pagar as cotas, porque passando ou não, a ordem não perdoa, temos sempre que pagar. E porque se dificulta tanto o acesso à carreira profissional de um futuro advogado? Porque retiram o exame de recurso quando até na universidade temos recursos. É incompreensível esta forma que encontraram de vedar o acesso à profissão, é vergonhoso!! Quantos de nós fazem sacríficos enormes para conseguir suportar as despesas de um ano de estágio não remunerado e de pagamentos à Ordem dos Advogados?!??? Só queremos um exame de recurso! Só queremos ter uma segunda oportunidade de tentar ingressar na tão desejada Ordem antes de desistirmos da nossa vida profissional. A vida de estagiário não é fácil e só quem passa por ela consegue perceber. Esta petição visa uma nova oportunidade, um exame de recurso, o não desistir de um sonho.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
556 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.