Feira da Ladra à quinta-feira

Assunto: Dinamização da Feira da Ladra
Exma. Sra. Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa
Arqtª Helena Roseta

Com origem na Idade Média, século XIII, a Feira da Ladra é o mais antigo mercado de Lisboa que ainda tem lugar nos dias de hoje. Situada no Campo de Santa Clara, na freguesia de São Vicente de Fora desde 1882, a Feira aconteceu anteriormente em muitos outros locais históricos da cidade e em outros dias da semana.

Como cidadãos lisboetas, vendedores e frequentadores da Feira da Ladra, temos notado uma maior frequência de pessoas (lisboetas, portugueses e estrangeiros) que se espelha quer num maior número de habitués quer na vinda de estrangeiros que sobre a Feira leram em sites ou ouviram de amigos que era espaço comercial a visitar.

Mais, é notório por toda a Europa o crescimento do gosto pelos mercados ao ar livre, mesmo onde as condições climatéricas e geográficas não são tão favoráveis quanto as nossas: a Feira da Ladra localiza-se numa área bastante generosa no centro histórico de uma das mais procuradas capitais europeias pelo turismo.

Pensamos que é tempo de tirar vantagem do clima, da localização e do aumento da procura. Assim, procurando responder com ousadia ao desemprego criado pela crise e exercendo o direito de petição conferido aos cidadãos lisboetas, vimos desta forma pedir que sejam criadas as condições para que, para além de terças-feiras e sábados, haja Feira da Ladra às quintas-feiras.

Enquanto frequentadores e vendedores da Feira da Ladra, comprometemo-nos a cada vez mais encher as ruas de Santa Apolónia à Graça de gente e de comércio, de tanta vida e tanta graça quanto um pregão duma varina lisboeta pode ter.

Lisboa, 12 de Outubro 2017