Salvar o pinhal da Lagoa de Almargem em Quarteira

Para: Exmo. Senhor Presidente da República; Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República; Exmo. Senhor Primeiro-Ministro; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Loulé; Exmo. Sr. Presidente da Camara de Loulé ; Exmo. Senhor Ministro do Ambiente; Agência Portuguesa do Ambiente;

Esta petição serve para censurar e travar a construção de uma urbanização nas margens envolventes da Lagoa de Almargem em Quarteira, uma linda lagoa situada junto ao mar e envolta por um pinhal.
- Um ataque ao bem-estar das próximas gerações, que não poderão desfrutar de uma zona de grande beleza, riqueza natural e biodiversidade de avifauna e flora características destas zonas húmidas.
- Menos natureza e mais oferta fará baixar o preço e a qualidade do turismo da nossa zona e a médio prazo poderá pôr em causa a viabilidade dos empreendimentos existentes atualmente.
- Por razões de segurança e devido à subida no nível das águas, construir nesta zona põe em risco a vida das pessoas que venham a ocupar estas áreas.
Pelos motivos expostos vimos requerer a vossa intervenção no sentido de impedir este atentado à segurança das pessoas e ao ambiente que aqui estão em causa.

Nota: O projecto CHANGE coordenado por Luísa Schmidt, do instituto de ciências sociais da UL, aliou a ciência climática à socióloga e fez um estudo que refere quatro zonas nacionais de grande risco sendo uma delas exactamente esta zona. O estudo refere este como um dos pontos mais graves dos analisados: “A sul em Quarteira o problema está no ponto de entrada da água. Basta subir 3,7 metros e atinge as ribeiras de Quarteira, Almargem e Carcavai… No total estima-se que a área alagada possa chegar aos 3,55 Km2 com especial significado a partir de 2080.”

Esta petição foi criada em 06 outubro 2017