Limite às praxes

Para: Vereador Eduardo Jorge Pratas Fernando Luciano (presidencia@mail.evora.net? ), Vice - Reitora Ausenda de Caceres de Balbino ( vice-reitora-adj@uevora.pt)

Praxes, uma prática anual na qual temos jovens estudantes caloiros que se juntam em fila indiana, caminhando pelas ruas, de rosto pintado aos gritos, afirmando que estão no melhor curso de todos, ou que estão a passar pela passadeira.
Agora todos têm direitos, a associação académica de Évora tem a liberdade de organizar as suas atividades de integração, no entanto devem também ponderar os deveres civis para com os cidadãos e visitantes, e o impacto causado nas zonas públicas e de circulação pedestre.
Este impacto pode-se comprovar com diversos fatos, nomeadamente, a poluição sonora e o desvio de passagem, pois nunca deixam de ser as situações, nas quais em locais públicos se podem encontrar turmas em praxe aos gritos e desviando passagem: Praça do Giraldo, Jardim Público, Rua 5 de Outubro, largo da Misericórdia, entre outros.
Várias são as vezes, por exemplo, quando cidadãos se encontram perante uma turma de praxe, sendo interrompidos de tomar uma refeição na praça do Giraldo, ou uma leitura na Jardim Público, desviando-se de uma zona para outra.
A mesma situação podemos aplicar aos turistas e visitantes que se deslocam a este local patrimonial. Que tipo de imagem está a ser apresentada nesta cidade com a presença destas atitudes? que tipo de hospitalidade representamos aos visitantes?
Por estas razões, devem ser tomadas medidas e colocar um limite às praxes, impedindo a circulação destas no centro histórica e localizações acima referidas, tendo só permissão de realizar tais atividades em locais universitários: Mitra, CES, Palácio do Vimioso, Leões, etc.

Obrigado pela sua atenção da leitura desta Petição.