FIM DAS LEITURAS POR ESTIMATIVA

Para: Assembleia da Repúblican Potuguesa

Pedimos que sejam extintas as leituras por estimativa da Luz, Água e Gás.

Como já deve de ter reparado as leituras efetivas só são feitas de tempos a tempos pelas as Empresas distribuidoras de eletricidade, água e gás. Por vezes só de 6 em 6 meses.

O total para faturar vai corresponder á diferença desde a última leitura efetiva.
A esse total é subtraído o total estimado e já faturado e pago.
Se fizer as contas, o total estimado e pago durante esse período, nunca é igual ao valor subtraído na fatura com leitura efetiva. O valor subtraído é sempre inferior ao que foi pago.

Podemos concluir que caso não tenha possibilidade de fornecer as leituras ou como é natural, se esquecer, vai muito provavelmente pagar mais do que realmente gastou.

Se reparar também em alguns meses, a leitura por estimativa excede em larga margem o que realmente está no contador. Se pagar esses valores está a adiantar dinheiro a essas empresas distribuidoras como se fossemos um banco a emprestar dinheiro mas neste caso, sem cobrarmos quaisquer juros.~

Se conseguirmos que esta petição levar á extinção das leituras por estimativa, equivale dizer que passamos a pagar o que realmente consumimos. As empresas distribuidoras passam a cobrar o que realmente devem cobrar e vão ter de criar mais postos de trabalho para leitores de contadores.

Assi, teríamos um Pais muito mais justo.

Muito obrigado pela vossa assinatura e contribuição.