Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

A Voz do Cidadão nos Jornais

Para: Ex.mos Senhor Presidente da Assembleia da República e Senhor Presidente da República, senhores diretores de jornais nacionais ; jornalistas e sociedade em geral

Ponto 1
Na qualidade de cidadãos intervenientes no espaço denominado «cartas do leitor», vimos, por este meio, chamar a atenção para a importância dessa página do jornal, como lugar privilegiado para a difusão e auscultação da opinião pública. As cartas do leitor constituem um precioso “barómetro do (des)contentamento” da população portuguesa face à realidade nacional e internacional.
Ponto 2
Fazemos notar que a grande maioria dos jornais mantém este espaço aberto ao cidadão, dando-lhe viva voz. Porém, verificamos que, no caso do Diário de Notícias, a direção deste jornal de referência optou por cancelá-lo a partir de janeiro de 2017, sem explicação (pública) para tal decisão. Este facto deixou a comunidade dos «leitores-escritores de cartas» descontente e perplexa, tanto mais que contraria um dos princípios do estatuto editorial do mencionado diário centenário, que se define “ao serviço do País” e vinculado “aos princípios democráticos”.
Ponto 3
Pretendemos também realçar a ausência, já muito prolongada, da pessoa do Provedor do Leitor, sobretudo nos jornais de referência. Aplaudimos e homenageamos o último provedor do leitor do jornal Público, José Paquete de Oliveira, que apoiou todas as iniciativas deste grupo de leitores. O Provedor do Leitor é a figura que estabelece a ligação mais direta entre o leitor e a direção do jornal, atendendo às suas reclamações, dúvidas e sugestões e levando a cabo a análise regular do jornal, formulando críticas e recomendações.
Ponto 4
Um país que apresenta fracos níveis de participação e de envolvimento cívico - como Portugal, de acordo com as conclusões do estudo realizado pela Universidade Europeia para a Plataforma de Associações da Sociedade Civil, em 2016 - vê ameaçado o seu próprio desenvolvimento. Acreditamos que os jornais desempenham um papel fundamental no fomento e na promoção da cidadania ao permitir que o leitor que se faça ouvir através das suas cartas, que constituem, também elas, artigos de opinião dentro do espaço da imprensa.
Ponto 5
Nessa sequência, decidimos lançar esta Petição não só para defender e valorizar o espaço do leitor, mas também para apelar à sua continuidade na imprensa escrita, num país democrático como Portugal.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
94 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.