Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição contra o uso de herbicidas na Póvoa de Sta Iria

Para: Residentes (ou não residentes) da cidade de Póvoa de Santa Iria

Esta petição tem por objetivo travar imediatamente o uso de herbicidas a começar este mês na Póvoa de Santa Iria.

Se é residente já se deve ter deparado com uma circular na sua porta a avisar que vai ser aplicado durante o presente mês de Maio (2017) um produto fitossanitário de nome SATELITE. Um herbicida descrito no site do produtor como PERIGOSO PARA O AMBIENTE.

"Em questão está o herbicida glifosato, classificado há mais de um ano pela Organização Mundial de Saúde como “carcinogéneo provável para o ser humano e carcinogéneo provado para animais de laboratório”. E Portugal surge bem no centro deste problema, já que no nosso país se registam os níveis de contaminação humana mais elevados de toda a União Europeia."

Ora, podemos não notar os efeitos deste producto químico no nosso organismo, mas para quem tem animais de estimação pode ser altamente nocivo ou memo resultar na sua morte. À parte dos animais domésticos são os animais e plantas selvagens que mais sofrem com este problema, este producto acaba por se acumular nos seus tecidos e afetam toda a cadeia alimentar, podendo resultar em mortes massivas de espécies ja de ameaçadas.

"De acordo com a legislação europeia os pesticidas só podem ser usados quando todos os outros métodos já se esgotaram. Além disso os Estados Membros estão obrigados a reduzir o uso e impacto dos pesticidas autorizados. No entanto esses processos estão a arrastar-se, pelo que a Comissão Europeia tem de avançar com prazos concretos e obrigatórios que efectivamente reduzam a carga de contaminação química a que todos estamos sujeitos”, alerta João Branco, presidente da associação ambiental Quercus, assinante desta petição."

O objectivo é recolher o maior número de assinaturas no menor espaço de tempo possível para fazer chegar ao presidente da junta de freguesia da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa.

Pode também assinar a petição que está a decorrer desde janeiro a nível Europeu para ser banido o uso do herbicida em questão. Para que o assunto obrigue a Comissão Europeia a propor legislação sobre a matéria em causa, esta iniciativa de cidadania europeia tem até 25 de Janeiro de 2018 para recolher um milhão de assinaturas. No caso de Portugal, o mínimo exigido para que esta petição seja considerada situa-se nas 15750 assinaturas válidas.
Já assinaram 744 190 cidadãos europeus.

https://stopglyphosate.org

O ambiente agradece!




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
31 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.