PELO ENCERRAMENTO DO PARQUE ZOOLÓGICO DA POVOAÇÃO

Para: Presidente da Assembleia Regional dos Açores

Exma. Senhora
Presidente da Assembleia Regional dos Açores

A funcionar em situação irregular há alguns anos, existe no centro da Povoação um Parque Zoológico que foi embargado devido à falta de condições e à falta de cumprimento dos requisitos legais, mas que está inexplicavelmente aberto ao público. Quando se esperava que o mesmo fosse encerrado e os animais fossem encaminhados para locais adequados às suas caraterísticas, o presidente da Câmara Municipal da Povoação anunciou que a autarquia pretende investir cerca de 250 mil euros na sua remodelação, com interesse no transporte frequente de animais entre Lisboa e Povoação.
Desta forma:
Atendendo que o transporte de animais promove stress e risco para a integridade física dos animais;
Atendendo a que, a nível mundial, a tendência é para o encerramento de parques e jardins zoológicos pois, para além dos custos elevados associados à sua manutenção, a sua função educativa já foi suplantada pelo desenvolvimento das tecnologias;
Considerando que é cada vez mais contestada a manutenção de animais selvagens em cativeiro, por razões éticas e ecológicas;
Atendendo a que a imagem da Povoação e a dos Açores é manchada pela existência daquele espaço-prisão, como se pode provar pelos comentários de turistas em várias páginas WEB internacionais, como a do TripAdvisor.
Vimos, desta forma, solicitar a intervenção da Assembleia Legislativa Regional para que, entre outras medidas:
1. Seja cumprida a lei e o Parque Zoológico da Povoação seja definitivamente fechado ao público;
2. Os animais sejam resgatados das instalações do Parque Zoológico e reencaminhados para outros destinos onde tenham as devidas condições que cumpram as exigências da sua natureza e as legais.

1.014 Pessoas