Pela valorização da aldeia de Pias - Cinfães

Para: Governo de Portugal

Pias, recentemente aldeia candidata ao concurso 7 Maravilhas de Portugal é uma povoação da freguesia e município de Cinfães, situada naquele que é considerado “o vale encantado” entre 150 e 200 metros de altitude na margem esquerda de um dos rios mais limpos da Europa, o Bestança e a sul do Rio Douro.

A proximidade do rio e o facto de ter sido edificada uma ponte na idade média, determinaram a prosperidade da aldeia, já que a agricultura foi sempre a actividade principal da localidade.
Pias terá sido uma povoação importante e atractiva para todas as classes sociais, como se pode constatar pela existência de algumas importantes casas senhoriais, ao lado das quais se aninham alguns notáveis exemplares de genuína arquitectura popular.

A povoação é rica em tradições, onde sobressai o folclore, mantém a prática de agricultura, as tradições religiosas, preserva também a sua gastronomia e muito das suas gentes.
Banhada por um rio de uma beleza infindável, imprescindível para o dia-a-dia dos habitantes no cultivo de campos e para fazer girar as mós dos antiquíssimos moinhos, é hoje também uma referência mundial a nível de lazer e turismo.

O património construído é também notável. No centro da aldeia, servida por antigas e pitorescas ruas de lajedo granítico, encontramos ainda uma levada de água que atravessa toda a povoação para a rega dos terrenos agrícolas, um relógio do Sol histórico, alminhas, fontes, duas capelas, várias casas senhoriais e recentemente o Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança.

__________

Com o passar do tempo a aldeia tem vindo a degradar-se e a perder símbolos importantíssimos da nossa história e é urgente preservá-los ou até mesmo recuperá-los. São várias as necessidades da aldeia, entre elas a recuperação dos fontanários, a recuperação das ruas, a colocação de sinalética e iluminação adequada, a recuperação do largo do lavadouro (caixotes do lixo, paragem e lavadouro), a limpeza de certos locais que sofreram de vandalismo, a preservação de habitações, alminhas e levada de água, a conclusão do Parque de Lazer de Pias, entre outros. É urgente ser criado um plano de valorização e preservação da nossa aldeia.

__________

Coordenadas: N 41° 04.509 W 008° 04.422