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Carta de Berlim

Para: Para a comunidade cinematográfica internacional

Estamos vivendo uma grave crise democrática no Brasil. Em quase um ano sob esse governo ilegítimo, direitos da educação, saúde, trabalhistas foram duramente atingidos. Junto com todos os outros setores, o audiovisual brasileiro, especialmente o autoral, corre sério risco de acabar. A diretoria da ANCINE (Agência nacional de cinema) está agora em processo de substituição de 2 de seus 4 diretores, que serão anunciados pelo ministério do atual governo.

O Brasil é formado por uma diversidade étnica-racial-cultural-religiosa e de gênero gigantesca. E a consciência dessa pluralidade tem se mostrado peça-chave na hora de planejar os programas educacionais, econômicos, culturais e de saúde do nosso país.

Na política do audiovisual brasileiro, não foi diferente. Nos últimos anos, a Ancine tem direcionado suas diretrizes observando com atenção esses muitos Brasis. Ampliou o alcance dos mecanismos de fomento, que hoje atingem segmentos e formatos dos mais diversos, do cinema autoral ao videogame; das séries de TV aos filmes com perfil comercial; do desenvolvimento de roteiro à distribuição.

O resultado é visível. O ano de 2017 começou com a expressiva presença de filmes brasileiros nos três dos principais festivais internacionais, totalizando 27 participações em Sundance, Rotterdam e Berlim. Não chegamos a esse patamar histórico sem planejamento, continuidade e diálogo entre ANCINE e a classe realizadora, principalmente por meio de duas ações de fomento: a criação de uma lei que obriga os canais de tv a cabo a exibirem 3h30 de programação brasileira e a criação do Fundo Setorial do Audiovisual, que investe em várias linhas, em todos os tipos de audiovisual em qualquer fase de produção.

Entre as políticas do Fundo Setorial, gostaríamos de destacar, em especial, as políticas regionais, o edital de TVs públicas, o edital voltado para filmes de arte com perfil internacional, os editais e acordos de co-produção internacional.

As ações implementadas incidiram de forma positiva no setor audiovisual, que cresce 8,8% ao ano. Uma taxa superior à média do conjunto dos outros setores da economia brasileira, representando um valor adicionado de 0,54% na economia nacional. Esse percentual é maior do que o gerado pela indústria farmacêutica, de produtos eletrônicos e de informática, por exemplo.

O percurso trilhado nos últimos anos posiciona a ANCINE e o Setor Audiovisual em possibilidade de aprimoramento de suas ações, com disposição para o diálogo e desenvolvimento de instrumentos capazes de proporcionar, em um curto espaço de tempo, um programa de ações afirmativas com recorte de raça e gênero em consonância com a pauta global que impõe a necessidade de aprimoramento e ajuste do setor audiovisual para garantia de maior representatividade e participação da população negra e das mulheres. E acreditamos, ainda, que deve ser incrementada uma poli´tica de formação de público, artística e técnica para que novas pessoas possam se qualificar e atuar em toda a cadeia da produção audiovisual. Além de uma política de acervo, para garantir condições para manutenção e acesso ao público da grande produção audiovisual brasileira, realizada ao longo de quase um século de atividade.

Tudo que se alcançou até aqui é fruto de um grande esforço do conjunto de agentes envolvidos entre ANCINE, produtores, realizadores, distribuidores, exibidores, programadores, artistas, lideranças, poder público, entre outros. Acima de tudo, queremos garantir que toda e qualquer mudança ou aperfeiçoamento nas políticas públicas do audiovisual brasileiro sejam amplamente debatidas com o conjunto do setor e com toda a sociedade.

Assim, pedimos às instituições, produtores e realizadores de todo o mundo que apoiem a luta e a manutenção de todos os tipos de audiovisual no Brasil. Defendemos aqui a continuidade e o incremento dessa política pública.

Assinam esta carta os diretores e produtores dos filmes brasileiros em Berlim:

As Duas Irenes (Fabio Meira, Diana Almeida e Daniel Ribeiro)
Como Nossos Pais (Laís Bondaznky e Luiz Bolognesi)
Em Busca da Terra Sem Males (Anna Azevedo)
Está Vendo Coisas (Barbara Wagner e Benjamin de Burca)
Joaquim (Marcelo Gomes e João Vieira Jr.)
Mulher do Pai (Cristiane Oliveira, Graziella Ferst e Gustavo Galvão)
Não Devore Meu Coração! (Felipe Bragança e Marina Meliande)
Pendular (Julia Murat e Tatiana Leite)
Rifle (Davi Pretto e Paola Wink)
Vazante (Daniela Thomas e Sara Silveira)
Vênus - Filó a Fadinha Lésbica (Sávio Leite)

E também:

Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas de Pernambuco / Associação Pernambucana de Cineastas (ABD/Apeci)
Associação Brasileira de Documentaristas e curtametragistas de São Paulo (ABD SP)
Associação de profissionais do som de Pernambuco
Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN)
Associação de Trabalhadores do Cinema Independente de Minas Gerais (ATCIMG)
Associação Filmes de Quintal
Cinecipó Festival de Cinema Insurgente
Cineclube Curta Doze e Meia
Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC)
Fórum Setorial do Audiovisual Paraibano
Forumdoc.bh
Rio Mais Cinema Menos Cenário
Sindicato dos Trabalhadores da Industria do Cinema Pernambuco (STIC)

Adelina Pontual
Adriana Borba
Affonso Uchoa
Albert Tenório
Alessandra Castañeda
Alex Brollo
Alice Gouveia
Alice Wolfenson
Allan Ribeiro
Amanda Ramos
Amina Jorge
Ana Alice de Morais
Ana Amélia Arantes
Ana Luiza Azevedo
Ana Luiza Rios
Ana Maria Magalhães
Ana Moravi
Analu Bambirra
André Dib
André Gil Mata
Andrea Mota
Andy Malafaia
Anna Andrade
Anna Azevedo
Anna Muylaert
Arthur Lins
Barbara Wagner
Beatriz Seigner
Benjamin de Burca
Bernardo Barcellos
Bernardo Uzeda
Beth Formaggini
Bianca Prunes
Bruno Carboni
Bruno Rezende
Caio Dornelas
Camila Pitanga
Cao Guimarães
Carla Francine
Carlo Chatrian
Carol Ferreira
Carol Louise
Carol Vergolino
Caru Alves de Souza
Celio Dutra
Chris Stults
Cintia Gil
Clara Angélica
Clara Linhart
Clarissa Campolina
Clarissa Moebus de Alencar Ramalho
Claudia Varejão
Cláudio Barroso
Constanza Sanz Palacios
Cristiane Oliveira
Dandara Ferreira
Daniel Augusto
Daniel Queiroz
Daniel Ribeiro
Daniela Thomas
Davi Pretto
Diana Almeida
Diego Fernandéz
Diego Hoeffel
Dora Amorim
Doug de Paula
Douglas Duarte
Douglas Soares
Edinho Moraes
Eduardo Cantarino
Eduardo Moreira
Edvaldo Santos
Elaine Soares Azevedo
Elisa Porto
Émilie Bujés
Emilie Lesclaux
Eryk Rocha
Ester Fer
Eva Pereira
Eva Randolph
Ewerton Belico
Fábio Batista
Fabio Meira
Fátima Guimarães
Felipe Bragança
Felipe Rocha
Felippe Shultz Mussel
Fernanda Freire de Souza
Fernanda Vidigal Rachid
Fernando Coimbra
Filipa Reis
Filipe Matzembacher
Firmino Holanda
Flávio C. von Sperling
Fora do Eixo
Francine Barbosa
Francis Vogner dos Reis
Francisco Orlandi
Frederico Benevides
Gabriel Martins
Gabriel Mascaro
Gabriela Liuzzi Dalmasso
Gabriela Saldanha
Gamila Ylstra
Gema Juarez Allen
Georgeana Goes
Glauco Firpo
Graziella Ferst
Gregorio Duvivier
Gustavo de Rosa Moura
Gustavo Galvão
Gustavo H. Almeida
Guto Parente
Hamilton Cavalcanti
Heloisa Passos
Heloísa Passos
Hilton Lacerda
Iana Cossoy Paro
Ide Lacreta
Igor Angelkorte
Igor Travassos
Inês Peixoto
Iris de Andrade Lima Lisboa Junges
Isabela Cribari
Ivan Granovsky
Janaina Diniz Guerra
Jean-Pierre Rehm
Jeferson Monteiro
Jeorge Pereira
Jô Serfaty
Joana Oliveira
João Borges
João Dias
João Matos
Joao Miller Guerra
Joao Pedro Rodrigues
Joao Rui Guerra da Mata
João Salaviza
João Vieira Jr.
Joaquim Castro
José Araripe Jr.
Julia Alves
Julia Bernstein
Julia de Simone
Julia Murat
Juliana Lima
Juliana Lobo
Juliana Rojas
Juliette Lepoutre
Junia Torres
Karen Akerman
Karen Araújo e cenógrafa
Karen Blacke
Kleber Mendonça Filho
Laís Bondaznky
Lara Lima
Larissa Figueiredo
Larissa Kurata
Leo Falcão
Leo Pyrata
Leo Tabosa
Leonardo Amaral
Leonardo Lacca
Leonardo Levis
Leonardo Mecchi
Letícia Simões
Liana Cirne Lins
Liliana Sulzbach
Lillah Halla
Luana Melgaço
Lucas Barbi
Lucas Coelho
Lúcia Murat
Ludimilla Carvalho Wanderlei
Luis Urbano
Luiz Bolognesi
Luiz Giban
Luiz Pretti
Lula Oliveira
Lula Terra
Maeve Jinkings
Manfrini Fabretti
Mannu Costa
Manoela Ziggiatti
Marcela Bordin
Marcela Lordy
Marcella Jacques
Marcelo Gomes
Marcelo Grabowsky
Marcelo Lordello
Marcelo Miranda
Marcio Reolon
Marcio Vitor
Marco Dutra
Marcos Lopes
Marcus Nascimento
Maria Bonsanti
Maria Byington
Maria Clara Escobar
Maria Galant
Mariana Kaufman
Marianne Macedo Martins
Marina Certain
Marina Meliande
Marina Person
Marina Pessanha
Marta Andreu
Matheus Parizi
Maurício Correa da Silva
Mauricio Nunes
Maurilio Martins
Max Eluard
Maya DaRin
Michael Wahrmann
Miguel Gomes
Miguel Machalski
Moabe Filho
Mônica Frota
Monica Palazzo
Natara Ney
Nathália Gomes
Neco Tabosa
Neto Machado
Nicolau Domingues
Pablo Lamar
Paola Vieira
Paola Wink
Paula Pripas
Paula Sachetta
Paulo de Andrade
Paulo de Carvalho
Pedro Andrade
Pedro Faerstein
Pedro Henrique Ferreira
Pedro Maia de Brito
Pedro Peralta
Pedro Pinho
Pedro Rossi
Pedro Severien
Pedro Sotero
Rachel Ellis
Rafael Saar
Rafael Sampaio
Rafael Urban
Ramon Porto Mota
Raquel Karro
Raquel do Monte
Rayssa Costa
Renato Falcão
Renato Linhares
Rene Nader
Ricardo Alves Jr.
Ricardo Pretti
Ricardo Targino
Richard Tavares
Rita Zart
Roberta Garcia
Roberta Marques
Roberto Cotta
Rodrigo Bolzan
Rodrigo Diaz Diaz
Rodrigo Fischer
Roger Kosa
Rosângela Rocha
Rosemberg Cariry
Rubens Rewald
Ruy Guerra
Ruth Pinho
Said Ben Said
Salomé Lamas
Sara Silveira
Sávio Leite
Séphora Silva
Sérgio Dantas
Sergio Oliveira
Silvio DaRin
Stella Oswaldo Cruz Penido
Stella Zimmerman
Tanya Vallete
Tata Amaral
Tati Boaventura
Tatiana Devos Gentile
Tatiana Leite
Thais de Campos
Thais Fujinaga
Thiago Brito
Thiago Macêdo Correia
Thiago Mata Machado
Tiago Bello
Tiago Melo
Tiago Scorza
Ticiana Augusto Lima
Tide Borge
Tuca Siqueira
Valentina Homem
Valérie Massadian
Vanessa Barbosa
Verónica Perrotta
Victor Furtado
Victor Guimarães
Vinicius Nascimento
Viviane Ferreira
Walter Lima Júnior
Yuri Kopcat
Zé José
Pedro Urano, Fotografo
Giba Assiss
Susana Nobre, Diretora e produtora, Portugal
Matthieu Darras, Artístic Director, Torino Film Lab


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