Contra a demolição de prédio dos anos 70 no Chiado.

Para: Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Foi dado a conhecer através do jornal Público de 06/02/2017 que existem intenções do actual proprietário do edifício sito no Largo Bordalo Pinheiro e que torneja com a Rua da Trindade em o demolir e que apesar de ter sido emitido parecer desfavorável pela Estrutura Consultiva Residente, composto por técnicos municipais, cuja missão é vigiar o cumprimento do Plano Director Municipal, o Director Municipal de Urbanismo da CM de Lisboa emite parecer favorável à sua demolição.

A demolição deste edifício deve-se à intenção da empresa de investimentos imobiliários, sua proprietária, em transformá-lo num hotel de cinco estrelas com estética pombalina. Ou seja, pretende-se demolir um exemplo de qualidade da arquitectura da década de 70 na cidade de Lisboa da autoria da Diogo José de Mello e João Andrade e Sousa e cujas fachadas se encontram revestidas por painéis de azulejos, todos diferentes entre si, com motivos geométricos azuis, amarelos e brancos, desenhados pelo ceramista António Vasconcelos Lapa para dar lugar a um edifício novo construído à semelhança do que seria um edifício pombalino. Um total branqueamento da historia da cidade através da adopção de pastiches desnecessários com o objectivo de enaltecer algo que não necessita de ser enaltecido mas sim protegido.

Face ao exposto, eu abaixo assinado, manifesto a minha posição contra à demolição do referido edifício, propondo que o mesmo passe a constar da Lista de Bens da Carta Municipal do Património Edificado e Paisagístico do PDM de Lisboa, como Bens imóveis de interesse municipal e outros bens culturais imóveis.

Com os melhores cumprimentos.

mais informação:
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em 14 de fevereiro de 2017

A petição já foi enviada à CM de Lisboa e Assembleia Municipal de Lisboa.

Esta petição foi criada em 06 fevereiro 2017
1 241 Pessoas