PELO DIREITO AO ENSINO ALTERNATIVO: A PEDAGOGIA WALDORF.

Para: Deputados da Assembleia da República

O seu filho “não encaixa”, “é hiperativo”, “é diferente dos outros”.

São expressões comuns que praticamente todos os pais têm de ouvir, problema que se agrava quando as crianças “mexidas” iniciam a sua caminhada escolar. É comum encontrar encarregados de educação sem solução para as inúmeras preocupações com o sistema regular de ensino, porque os seus filhos “não encaixam”, embora exista uma solução com provas dadas um pouco por todo o Mundo: A pedagogia Waldorf.

A pedagogia Waldorf é abordagem à educação das crianças baseada na filosofia do filósofo austríaco Rudolf Steiner, fundador da antroposofia, que procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos, trabalhando a favor da tendência natural que uma criança tem para ser ser ativa, ao contrário do sistema regular de ensino, que não respeita a individualidade de cada ser.

Com o reconhecimento da UNESCO, e uma forte presença mundial, a pedagogia Waldorf tem como objetivo desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis, atribuindo às escolas e aos professores uma grande autonomia para determinar o currículo e metodologia de ensino.

Portugal é o único país da Europa Ocidental sem uma presença sócio-cultural da Pedagogia Waldorf.

Esta petição tem o objetivo de sensibilizar os pais e os encarregados de educação, bem como todos os interessados na educação e ensino em Portugal de que existe uma alternativa testada e comprovada ao sistema de ensino regular, embora esta não esteja acessível aos estudantes portugueses.

Os signatários vêm pelo presente meio requerer junto dos deputados da Assembleia da República discussão e posteriores alterações legislativas que permitam ao Estado português reconhecer, apoiar e implementar a pedagogia Waldorf como sistema alternativo de ensino em Portugal.

Esta petição foi criada em 29 novembro 2016