redução do iva na alimentaçao de animais de companhia

Para: Presidente da assembleia da republica; Presidente da republica;

A criação da petição denominada "redução do IVA na alimentação de animais de companhia" tem em vista a redução do IVA de 23 % (taxa de IVA actual) para uma taxa de IVA inferior ( 13% ou 6%).

Como é do conhecimento de todos,o IVA da alimentação base de animais de companhia atualmente é de 23%, ao qual se associarmos também os custos de tratamentos de veterinário ou tratamentos e alimentação especifica para animais doentes, torna muitas vezes a sua compra insuportável.

Num pais onde o divertimento com crueldade animal tem um IVA inferior ao da alimentação de animais de companhia e onde ate a alimentação de gado tem taxa mais reduzida, seria de todo lógico e favorável que a alimentação de animais de companhia não acarretasse tantos custos.

Com toda a certeza esta medida iria aliviar os custos de famílias e sobretudo de associações de ajuda animal.

Gostaria de recordar a vossas excelências e população em geral que as associações não recebem apoios do estado. As associações obtém alimento para os seus animais a seu próprio custo e por donativos da população em geral e alimentar imensos animais das associações e de rua não e o mesmo que alimentar 1 animal.
Gostaria de recordar também que um animal de companhia não vive só de alimentação mas também cuidados higiénicos e veterinários e que sobretudo este ultimo tem atualmente valores muito elevados a ser praticados.

Gostaria sobretudo de relembrar a assembleia que sem as associações ou população em geral as câmaras não seriam capazes de controlar a sobrepopulação animal, embora ainda efetuem "alguma ajuda" matando os animais saudaveis em vez de esterilizarem cadelas de rua ou ajudarem as famílias e associações nesse sentido.

Ajudar animais e alimenta-los não é capricho, é um dever de uma sociedade. Ajudar associações e população não é um capricho, é um dever do estado.

" O grau de civilização de uma sociedade pode ser medido pela forma como trata os seus animais" - Ghandi

Atentamente.

Esta petição foi criada em 20 novembro 2016