Peniche em defesa da sua Fortaleza

Para: População do concelho de Peniche e defensores do nosso património histórico e arquitectónico

PENICHE EM DEFESA DA SUA FORTALEZA

A notícia da retirada da Fortaleza de Peniche da lista dos monumentos a concessionar, no âmbito do programa do Projecto Revive, causa uma profunda indignação.
A recuperação e valorização da Fortaleza possibilitaria a dignificação daquele espaço que vem definhando ao longo das últimas décadas. Dar-lhe-ia uma nova vida, a par da memória do passado.
O contributo para a dinamização económica seria evidente, aumentando a oferta turística e criando postos de trabalho em Peniche.
Peniche não pode ficar refém do passado, nem das obsessões ideológicas!
Na nossa terra estamos cansados de tantas oportunidades perdidas. Não queremos desperdiçar mais uma!
Queremos que a Fortaleza seja recuperada.
Queremos que se encontre um equilíbrio que permita manter a identidade do imóvel histórico, conservando-o e preservando-o, assegurando a dignidade que os seus séculos de história deveriam obrigar, não apagando da memória qualquer elemento da história, em especial do tempo enquanto prisão política, estabelecendo o compromisso de sustentabilidade para as gerações vindouras.
É de um desrespeito inaceitável pela população de Peniche que o Governo prefira ouvir as vozes do passado e impeça o desenvolvimento da nossa terra.
A Fortaleza de Peniche não é património de nenhum partido nem de nenhuma associação. É às pessoas de Peniche que cumpre, em primeira linha, determinar o seu futuro.

Vimos por isso pedir que não feche mais esta porta para o futuro de Peniche.

Esta petição foi criada em 15 novembro 2016
1 244 Pessoas