Elevar a Calçada Portuguesa a Património Nacional Imaterial da Humanidade

Para: Todos os cidadãos que respeitam a Cultura Portuguesa

Esta Petição, foi aceite na Assembleia da República no dia 14 de Julho de 2016 com o número: 147/XIII/1

A Calçada Portuguesa é um património que faz parte da nossa História e preservá-la não só nos difere de todo o resto do Mundo como nos caracteriza a nós, Portugueses, uma nação que evidencia e constrói um tipo de arte tão apreciada além fronteiras. Portugal, é um dos países mais visitados pelo turismo internacional, sendo a Calçada Portuguesa um dos temas mais apreciados.

Atualmente, a Calçada Portuguesa tem sido um alvo constante por parte de outro tipo de pavimento que, diga-se de passagem, carece de um forte aspeto visual e de durablidade duvidosa.

Existem diversos casos, como o Terreiro do Paço em Lisboa, que tinha uma Calçada Portuguesa toda executada em desenhos, tendo sido removida e colocada posteriormente um pavimento que, passado poucos anos já se encontra num estado bastante deteriorado, não se enquadrando com a restante arquitetura na zona da baixa Pombalina.

Uma das maiores dificuldades que as pessoas relatam tem a ver com o facto de que a Calçada escorrega. É um facto aceitável, contudo existem diversos tipos de Calçada antiderrapante, tal como a Calçada em Granito.

Outro problema da Calçada tem a ver com a falta da manutenção. É uma realidade que se fica a dever pela falta de cuidado associado às Autarquias que não lhe dão a devida atenção. Nada dura para sempre.

Outro problema associado à manutenção tem a ver com a falta de investimento do Governo e das Autarquias na formação de Calceteiros qualificados em escolas para o efeito.

Se estas condições fossem reunidas, certamente que a Calçada Portuguesa estaria em melhores condições do que as atuais, ao mesmo tempo que preservávamos aquilo que nos faz ser tão diferentes do resto do Mundo.

Está na hora de divulgar, promover e passar à execução de um plano que já deveria ter sido feito há muitos anos: A elevação da Calçada Portuguesa a Património Nacional Imaterial da Humanidade.

Só assim poderemos garantir que este património Nacional não acaba.

Esta petição foi criada em 03 outubro 2016
7 014 Pessoas