Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Forte de Peniche deve ser Museu Nacional da Resistência

Para: Exmo Sr presidente da Assembleia da República, Dr. Ferro Rodrigues ; Exmo Sr Primeiro Ministro, Dr António Costa

Os cidadãos subscritores da presente petição vêm desta forma manifestar a sua apreensão com notícias de que o «Forte de Peniche» poderia vir a ser transformado numa unidade hoteleira, apagando a memória de uma parte importante da história da Resistência à ditadura fascista do Estado Novo.
O Forte de Peniche é um símbolo maior da repressão fascista que não queremos ver apagado, à semelhança do que aconteceu com outro símbolo, esse irreversivelmente destruído: a sede da polícia política PIDE/DGS, na Rua António Maria Cardoso.
Consideramos ser obrigação do Estado encontrar as melhores e mais dignas formas, e as parcerias necessárias, para promover a recuperação da Fortaleza de Peniche, garantindo àquele espaço a dignidade e o rigor histórico que a memória colectiva da Resistência e da luta pela Liberdade merecem. Não abdicamos de ver ali criado e optimizado um Museu Nacional da Resistência, num projecto que pode incluir outras valências, que vise a sua valorização e recuperação, nomeadamente nos domínios histórico, cultural, educacional e até turístico.
O estudo do arqº Siza Vieira e a participação da Câmara Municipal de Peniche são contributos que visam a recuperação do Forte de Peniche e que devem ser tidos em conta para uma preservação, com a máxima dignidade, de um dos símbolos maiores da ignominiosa repressão da ditadura do Estado Novo.

Alice Vieira, Alexandre Castanheira, Alfredo Matos, Alípio de Freitas, Ana Benavente, António Borges Coelho, António Melo, Aquilino Machado, Artur Pinto, Aurora Rodrigues, Benedita Vasconcelos, Bernardino Aranda, Carlos Carranca, Edmundo Pedro, Crisóstomo Teixeira, Fernando Vicente, Francisco Fanhais, Francisco Naia, Guadalupe Portelinha, Helena Figueiredo, Helena Pato, Hélder Mateus da Costa, Irene Pimental, João Esteves, João Maria Freitas Branco, João Luís Madeira Lopes, João Madeira, José Zaluar, Luisa Tiago de Oliveira, Luís Farinha, Maria João Gerardo, Maria do Rosário Gama, Mário de Carvalho, Paulo Esperança, Paulo Sucena, Raimundo Narciso, Vítor Matias Ferreira, Vítor Sarmento


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
3.384 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.