Queremos Fruta Fresca nas praias de Tavira, como existe em todas as praias do Algarve.

Para: Comissão Nacional da UNESCO, Ministério da Agricultura e do Mar, Câmara Municipal de Tavira, INIAV-Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Gabinete de Planeamento e Políticas, Direção Geral de Saúde, Turismo de Portugal, Secretaria de Estado da Cultura, CCDR-Algarve, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Fundação Portuguesa de Cardiologia, Ordem dos Nutricionistas, Universidade do Algarve, IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, Movimento Mulheres de Vermelho, Capitania do Porto de Tavira.

A FrutaMar surgiu em 2014 nas praias do Sotavento Algarvio (entre Vila Real de St. António e Manta Rota), sendo desde o primeiro dia muito bem aceite pelos veraneantes, que nos felicitaram pela alternativa mais saudável existente nas praias.

Em 2016 fechamos parceria com a Marca de animação infantil NutriVentures, a qual demonstrou o seu apoio inequívoco a uma causa que defendemos...melhor alimentação...mais saúde.

Tavira é a cidade portuguesa representativa da Dieta Mediterrânica, inscrita desde 4 de Dezembro de 2013 na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), tendo sido a Cidade Coordenadora de todo o processo para atingir tão brilhante marco.

Em 2015 fornecemos cuvetes de fruta fresca nas praias anteriormente referidas,bem como nas Cabanas de Tavira e Ilha de Tavira (e Ilhas de Olhão, Faro, Ayamonte...etc.). Contudo, no verão de 2016, a alternativa mais saudável em 3 praias do Concelho de Tavira (a cidade coordenadora, promotora e representativa da Dieta Mediterrânica) foi Não Autorizada por decisão da Capitania de Tavira por, incrivelmente, sermos considerados "concorrência desigual com os concessionários." Existe uma dualidade de critérios, ressalvando a autorização de venda de bolas de berlim na praia da Terra-Estreita e no concessionário, situação essa que a nós não nos é permitida por, como referido, sermos "concorrência desigual com os concessionários"

O Comandante do Porto de Tavira também é Comandante do Porto de Vila Real de Santo António e tem sob sua jurisdição mais de 12 praias com concessionários, proibindo somente em 3 delas a venda de fruta fresca (Praia de Cabanas de Tavira, Ilha de Tavira e Praia da Terra-Estreita), pela razão anteriormente referida.

A FrutaMar não entende esta tomada de posição do Sr. Comandante para só sermos considerados concorrência desigual com os concessionários em 3 praias, pois às nossas perguntas reina o silêncio;
A FrutaMar não entende porque motivo o Municipio de Tavira não defendeu a nossa pretensão perante uma tomada de posição contra aquilo que defende sobre a Dieta Mediterrânica;
A FrutaMar compra sempre que possível fruta a produtores locais e regionais;
A FrutaMar dá trabalho, principalmente, a jovens do Municipio de Tavira;
A FrutaMar promove na imprensa o nome de Tavira em todo o país;
A FrutaMar acredita que há espaço para todo o tipo de produtos nas praias e que não podemos ser considerados "concorrência desigual", nem entendemos qual o significado dessa palavra neste contexto.
A FrutaMar acredita que os clientes têm o direito de escolher o que querem à venda nas praias, principalmente quando a oferta é algo mais saudável.

Assinem, apoiem e partilhem a nossa causa que também é vossa...por uma praia com mais alternativa e saúde.

Esta petição foi criada em 06 junho 2016