CONTRA O ABATE DE ANIMAIS NO CENTRO DE RECOLHA ANIMAL CANIL E GATIL MUNICIPAL DE PORTALEGRE

Para: Exmos. Senhores Presidentes das Câmaras Municipais de Nisa, Crato e Portalegre,

Eu, abaixo assinado, venho por este meio repudiar os métodos de controlo da população de animais errantes/abandonados/ perdidos, que persistem no CENTRO DE RECOLHA ANIMAL CANIL E GATIL MUNICIPAL DE PORTALEGRE.

É chocante que as autarquias continuem, em pleno Séc. XXI a persistir em métodos absolutamente desadequados, ineficazes e totalmente desprovidos de ética, para resolverem os problemas relacionados com a sobrepopulação de animais. Sabe-se hoje que tais métodos, além de serem desadequados e antiéticos, são também totalmente ineficazes, uma vez que não resolvem o problema na raiz, fazendo-o perpetuar.

É obrigação dos municípios envolvidos seguirem as tendências e as ciências atuais e para tal, urge abandonar as práticas atualmente aplicadas e substituí-las por outras comprovadamente eficazes e ÉTICAS, neste caso através da aplicação de programas CED (Captura, Esterilização e Devolução) no caso dos gatos, e da esterilização e posterior encaminhamento para adoção responsável de cães.

Tomei conhecimento de uma situação de um cão sénior que deu entrada no CENTRO DE RECOLHA ANIMAL CANIL E GATIL MUNICIPAL DE PORTALEGRE, depois de ser recolhido pela veterinária municipal do Crato, que se encontrava em substituição da colega de Nisa, quando esta última gozava as suas férias. O cão foi enviado com ordem para abate imediato, justificada pelo facto de ser um cão sénior. Isto é inadmissível e fere a própria legislação, uma vez que o prazo estipulado na lei, serve para que o tutor possa reclamar o seu animal, assim, se eu perder um animal sénior no distrito de Portalegre, corro o risco de já não o encontrar no canil 2 dias depois de ter sido recolhido pelo CENTRO DE RECOLHA ANIMAL CANIL E GATIL MUNICIPAL DE PORTALEGRE.

BASTA DE ABATES no CENTRO DE RECOLHA ANIMAL CANIL E GATIL MUNICIPAL DE PORTALEGRE!

Esta petição foi criada em 03 junho 2016