Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Deixem-nos andar legais nas nossas viaturas todo o terreno

Para: Ministério da admistração interna / IMTT

O todo o terreno em Portugal, nestes últimos tempos tem sido perseguido por as forças policiais, centros de inspecções, IMTT, por as viaturas estarem ligeiramente modificadas com guinchos, pneus, snorkels, roll-bar, para choques,...
Até aqui compreende-se por o facto de estes acessórios não pertencerem à estrutura da viatura, o que esta petição quer mostrar é que estamos dispostos por meios legais e sem ser enganados e burlados homologar os nossos acessórios para sim podermos circular na via publica sem medo de andar fora da lei. Estas homologações já existem mas a preços elevados que muita gente não pode pagar e com um processo muito confuso. Estes acessórios já existem noutras viaturas somente porque vieram de fabrica já podem circular.
Estas viaturas todo o terreno circulam pelo país fora contribuindo directamente e indirectamente para economia do país, mas para isso é preciso andarem legal.
Falando em economia do País, o que vão fazer as centenas de lojas de acessórios, se não venderem vão ter que despedir e eventualmente encerrar as portas.
Fiz esta petição (que acredito ira ter muitas assinaturas) por gostar desta modalidade e como cidadão comum que tem os seus impostos em dia e querer continuar assim, para que vocês governantes ou entidades desta competência se debrucem sobre este assunto e que acabem com a confusão que isto causou a nível nacional.

Alterações características viatura

Segundo a definição dada pelo IMTT ,uma transformação consiste da estrutura, motor,carroçaria, sistemas ou componentes de um veículo matriculado.As transformações que afetam a segurança rodoviária só podem ser efectuadas depois de aprovadas pelo IMTT. Sito algumas que nada põe em questão a segurança da viatura ou terceiros: snorkel, apenas serve para a puxada de ar no exterior da viatura, ajuda na passagem de águas, e aos caminhos com pó. E não ultrapassa os limites da viatura.guincho trabalha dentro do pará choques e apenas a sua guia sai do mesmo com 2cm,o que nada interfere na segurança. Pneus superiores ao do DUA acima dos 5% que no caso da IPO passam sem problemas, as autoridades multam.a suspensão alterações de altura com mais 5 centímetros apenas ajuda na deslocar as viaturas com mais peso dentro do peso admitido rebocavél e não põe em causa a segurança do mesmo.Estas características acima referidas nada têm a ver com o artigo 114° do código da estrada que refere luzes,espelhos,buzina,cintos.
As mesmas viaturas na Europa basta submeter a uma IPO normal e nada mais,e a maioria das viaturas todo terreno usam esses equipamentos de origem e sem anexos nas anotações especiais no DUA da viatura. Também poderemos referir o caso de algumas medidas de pneus descontinuadas tais como os 255/80/16 usada na Land Rover,e os 235/75/16 usados no Nissan Terrano 1, essas viaturas algumas importadas vem com anexo no DUA com viatura todo terreno, na qual o IMTT não o define e não explica o seu resultado.
Poderei referir que algumas viaturas,sendo importadas ou não saem de fábrica com para choques em ferro,e na qual se vendem alguns certificados e são chumbados nas IPO, e multados pelos agentes das autoridades na qual se refere que em questão está em serem de ferro,caso dos Umm,Defender,Terrano1, patrol,bj40,bj73,entre outras marcas.

Classe das portagens.

Viaturas com altura superior de eixo a 1.10metros são sujeitas a classe 2 em Portugal, posso referir que nos outros países da Europa o pagamento do mesmo é feito por peso acima dos 3500kg,número de eixos superior a dois,e à classe da viatura ser de carga ou não. Não se compreende porque um jipe Mitsubishi Pajero modelo de 92 sem entrada de ar do intercooler classe 1 e o mesmo modelo apenas por ter entrada de ar paga classe 2.
Penso que o peso das viaturas de ligeiros passageiros deveriam pagar classe 1 nas portagens,devido a não ter peso ou eixos que não danifique o piso betuminoso das estradas em que se circula.
Quero acrescentar que todas as viaturas todo terreno turístico ajudam na prevenção de incêndios florestais, dão ajuda nas inundações nas vilas e cidades em que as autoridades competentes não chegam a tempo ou não conseguem responder aos pedidos,mantemos os corta fogos abertos sem os danificar....
(Bruno Ferreira)



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 04 abril 2016
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
6 200 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.