Por Buarcos e São Julião com Freguesias constituídas por órgãos autárquicos e territórios distintos e autónomos.

Para: Exma. Senhora Presidente da Assembleia de Freguesia de Buarcos e São Julião

Exma. Senhora Presidente da Assembleia de Freguesia de Buarcos e São Julião,

Apresentamos, a Vossa Excelência, a presente proposta de defesa da desagregação da Freguesia de Buarcos e São Julião, a ser enviada a sua Ex.ª o Ministro-Adjunto Eduardo Cabrita, com conhecimento à Associação Nacional de Freguesias e à Assembleia Municipal da Figueira da Foz, que vai no sentido de voltarem a ser individualizadas as Freguesias de Buarcos e de São Julião, de acordo com o anterior modelo de organização territorial das Freguesias.
A presente proposta tem por fundamento único e inquestionável o facto das anteriores Freguesias de Buarcos e de São Julião numa só freguesia, denominada Buarcos, ter sido levada a cabo à revelia das assembleias das duas freguesias supra-referidas e contra o sentir e a vontade de ambas as populações, mais tarde rectificado o nome da Freguesia de Buarcos em Assembleia de Freguesia para Buarcos e São Julião.

Face ao exposto, propomos que a Assembleia de Freguesia de Buarcos e São Julião a reunir delibere que:
Seja garantida a salvaguarda dos interesses dos Cidadãos de Buarcos e de São Julião, com a desagregação da actual Freguesia de Buarcos e São Julião, repondo a reorganização administrativa anterior à resultante do cumprimento da Lei nº 11-A2013, de 28 de Janeiro.

Neste sentido, os Cidadãos abaixo-assinados, subescrevem esta proposta devendo o processo estar concluído a tempo das próximas eleições autárquicas em 2017 com a reposição de duas Freguesias distintas - Junta de Freguesia de Buarcos e Junta de freguesia de São Julião da Figueira da Foz.

Esta petição foi criada em 30 março 2016