Salvemos a Serra da Malcata

Para: Sua Excelência o Presidente da República, Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República, Exmo Senhor Primeiro-ministro

A Portaria nº 19/2016 de 08 de Fevereiro veio revogar a proibição de caçar na Reserva Natural da Serra da Malcata, em vigor desde 1993 e cujo objectivo era proteger o Lince, quer por lhe garantir eventualmente mais comida (coelhos, por exemplo) quer por poder contribuir para que não fosse alvo de caçadores sem escrúpulos.
Ao possibilitar novamente a caça naquela Área Protegida, todo o processo em curso de recuperação das várias espécies que são o alimento potencial do Lince e cujo sucesso era evidente, pode ser posto em causa!
Espécies como o coelho, a perdiz, o corço, serão seguramente alvos a abater sendo previsível que o próprio Lince possa vir a ser morto, ou espécies ameaçadas como o lobo-ibérico e o abutre-preto alvo de procura como troféu de caça por caçadores menos íntegros.
Não é verdade que a actividade cinegética seja ou possa ser útil como instrumento de conservação da Biodiversidade nesta Área Protegida, devendo a Reserva Natural da Serra da Malcata ser uma zona livre de caça em toda a sua área, pelo que os abaixo-assinados exigem do Governo de Portugal a tomada imediata de medidas que revoguem a Portaria nº 16/2016 de 08 de Fevereiro e alarguem para toda a área da Reserva a zona de proibição de qualquer actividade cinegética, medida indispensável à recuperação das espécies-presa do lince para que posteriormente a sua libertação monitorizada possa ocorrer como previsto.

Exerçamos a nossa cidadania manifestando a indignação por esta cedência aos lobbys cinegéticos e conseguirmos discutir este assunto na Assembleia da República!
  1. Actualização #1 http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT80053

Criado em 24 de fevereiro de 2016

Há outra petição mais bem colocada para o objectivo a que nos propomos, pelo quew convido todos os que assinaram esta a assinarem a outra, caso não o tenham já feito. http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT80053

Esta petição foi criada em 14 fevereiro 2016