Pela proibição da venda de armas de brincar

Para: Assembleia da República

Vivemos tempos social e politicamente conturbados. A violência, de todas as formas, é-nos oferecida, gratuitamente, através de todos os meios de comunicação social, em especial TV e Internet. Por mais que queiramos não expor os nossos filhos a essa transmissão não controlamos todos os factores e, com o seu crescimento, menos conseguimos controlar. Cabe-nos a nós utilizar o que é negativo na sociedade de forma positiva e, através das mensagens menos boas, conseguirmos fazer um trabalho de pedagogia.

Dentro deste contexto cabe-nos ser cuidadosos nas escolhas que fazemos ou que permitimos escolher aos nossos filhos na hora de brincarem. Os brinquedos são sempre uma necessidade no crescimento de qualquer criança. Mas a nossa responsabilidade enquanto educadores tem de estar presente na hora da escolha do brinquedo.

Perante tudo o exposto, pensamos que todo e qualquer tipo de brinquedo que incite a qualquer tipo de acto de violência enquanto processo educacional não deveria ter espaço comercial nas lojas e outros espaços.

Pedimos que seja legislada a proibição de venda de todo o tipo de armas (brancas ou pistolas) de brincar vocacionadas para o público infanto-juvenil.
  1. Actualização #1 A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA ESCREVEU-ME

Criado em 19 de dezembro de 2016

Nos últimos tempos tenho sentido, em duas ou três situações que, afinal, secalhar, se, de vez em quando, mostrarmos o nosso descontentamento com algumas situações, talvez, quem sabe, possamos ser ouvidos por quem de direito. Não me vou alongar muito sobre outros exemplos mas apenas por aquele que hoje me surpreendeu pela positiva: primeiro porque obtive uma resposta, imagine-se, da Assembleia da República, segundo porque nunca acreditei que este tipo de petições on-line chegassem mesmo à casa de todos nós... mas não é que chega mesmo??? Em tempos criei esta petição on-line: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT79947. Obteve apenas 15 assinaturas e eu próprio desisti e, aos poucos, esqueci-me que tinha criado esta petição. Hoje, ao abrir o e'mail, tinha um mail da Comissão 6ª - CEIOP XIII sobre a Petição 53/XIII/1ª - Era o relatório final sobre a mesma e o mail vinha, formalmente apresentado, com esta mensagem: "Encarrega-me o Senhor Presidente da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, Dep. Hélder Amaral de enviar o Relatório Final referente à Petição nº 53/XII/1ª, que foi aprovado por unanimidade na reunião da Comissão de 14 de dezembro de 2016". Em anexo um ficheiro em PDF com 6 páginas consideravam todo o propósito da petição, explicavam que não poderia subir ao Plenário por falta de assinaturas, mas que "A opinião do peticionante deverá ser tida em consideração aquando da discussão de uma futura alteração ao Regime jurídico das Armas e Munições..." Fico feliz só por saber que,a final, há alguém que lê estas coisas nossas lá daquele lado. Obrigado por ainda me fazerem acreditar que não cai tudo em saco roto...

Esta petição foi criada em 06 fevereiro 2016