Embargo De Obra na Frente Fluvial de Canidelo em Gaia

Para: Ministério Ambiente, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, demais organismos públicos e privados com poder para o devido efeito

["O passeio na frente fluvial de Canidelo, em Gaia, que se estende da Afurada até ao Cabedelo, será parcialmente ocupado por prédios de cinco a nove pisos.
O Município de Gaia, sob a liderança de Luís Filipe Menezes, deu aval às urbanizações e os promotores querem avançar com as construções no próximo ano. O presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, fala em "vergonha urbanística". (Jornal Noticias)

Noticia Completa em: http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila%20Nova%20de%20Gaia&Option=Interior&content_id=4904103]

Vimos, pela presente Petição, apelar ao bom senso das entidades competentes para que seja feita uma reavaliação do referido projeto urbanístico na frente fluvial de Canidelo, Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, onde está atualmente situada a Reserva Natural do Estuário do Douro, onde todos os anos tem acontecido o Festival Marés Vivas e paredes meias com a Douro Marina e a Capela de S. Paio.

Edificar aqueles terrenos acarretará entre outros:
- a impossibilidade da permanência do festival Marés Vivas naquele local;
- a impossibilidade dos residentes e não residentes, usufruírem da zona pública que ali existe à beira-rio;
- o cada vez maior tráfego automóvel da região, esta já de si com poucas acessibilidades face ao crescimento populacional;
- o excesso de fogos habitacionais em Gaia, que já é considerada "cidade dormitório";
- o risco eminente para as aves da Reserva Natural do Estuário do Douro;
- a manutenção de uma desorganização urbanística onde querem instalar prédios de 7 pisos numa área geográfica onde apenas existem moradias e pequenas habitações, transformando uma zona calma e um espaço cuja envolvente é habitado praticamente pela mãe Natureza, por betão armado e confusão.

Esta petição foi criada em 01 dezembro 2015
2 422 Pessoas