Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Não à renovação do 3º mandato direto dos diretores de agrupamentos de escolas públicas

Para: Professores; Ministério da Educação e Cultura

Uso abusivo do Conselho Geral, constituído em cada sede de agrupamento, possibilitando que um diretor ocupe essa função por anos indeterminados.

O Presidente da República é eleito pelos cidadãos, por sufrágio directo e universal, para um mandato de 5 anos, não havendo possibilidade de ser reeleito para um terceiro mandato consecutivo.

O cargo de diretor não deve ser de forma alguma um veículo à admissão de um cargo político municipal (como muitos ambicionam).

Os diretores dos agrupamentos são professores e não devem, jamais, deixar de exercer essa função, visto que se esquecem da mesma com frequência.

Existem, cada vez mais, relatos de muitos agrupamentos escolares em que as atitudes excessivas de autoridade e desrespeito com os colegas ultrapassam as barreiras do estabelecido em todo o Estatuto da Classe Docente.

Na sequência de decisões e escolhas, o professor que ocupar tal posição deveria ser entrevistado, anualmente, de forma a ser confrontado tanto a nível pedagógico como económico. Os diretores que tivessem a atribuição da classificação de excelência poderiam ter a possibilidade de coordenar mais um mandato.

É fundamental que haja renovação nos cargos de gestão dos agrupamentos escolares, dando lugar a novos conceitos e ideologias.

Legislação em vigor:

Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril; https://dre.pt/application/dir/pdf1s/2008/04/07900/0234102356.pdf




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 09 setembro 2015
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
104 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.