Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária: Apelamos à resolução do caso de maus-tratos à equídeos no Sítio das Cercas

Para: Câmara Municipal de Lagoa

Em 2012 foi documentado pelo Jornal de Notícias o tratamento cruel de inúmeros animais pelo seu proprietário, Sr. António Félix, no concelho de Lagoa.

O artigo pode ser consultado aqui: http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Faro&Concelho=Lagoa&Option=Interior&content_id=2295806

Em 2014, foi o Correio da Manhã quem escreveu sobre as acções e omissões do Sr. António Félix:

Vários cidadãos constataram há alguns dias que esta situação se repete, ao descobrir sete cavalos e éguas em condições deploráveis - sem água, alimento ou abrigo apropriado - contra todos os bons costumes desta Sociedade. Iniciaram, então, estes e centenas de outros cidadãos, várias acções em que alertaram a Câmara Municipal de Lagoa, a GNR e a Comunicação Social sobre este caso de crueldade contra animais. As primeiras duas entidades fizeram a sua parte. Representantes dos media, nomeadamente o Correio da Manhã e a TVI, também apoiaram esta causa.

Nesta petição, solicitamos a acção adequada da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária neste caso, pois agora é a sua vez de intervir e garantir que é dado o melhor destino possível aos animais negligenciados. Isto é, solicitamos que sejam procuradas soluções junto à organizações zoófilas e particulares com interesse em cuidar devidamente dos animais.

Ainda nenhum animal foi retirado da posse de Sr. António Félix e o veterinário que esteve no local apenas considerou subnutrida apenas uma égua, dos vinte e oito equídeos em estado deplorável. Apelamos à uma avaliação mais realista e competente do estado físico dos animais.

A prevenção de futuras situações semelhantes é de extrema importância, tal como a monitorização de qualquer actividade do Sr. António Félix com animais.

O abandono e tratamento desumano de equídeos em Portugal, e no Algarve em particular, tem sido condenado internacionalmente. Para além do bem-estar e respeito pelos animais, o que está em causa é também o nome da região algarvia. Encontra on-line, há vários meses, uma petição internacional que denuncia a gravidade da situação e apela ao Secretário de Estado do Turismo que mobilize esforços para a resolução deste problema. A petição conta com cerca de 22,500 assinaturas e pode ser acedida aqui:

(Os animais de Lagoa, Algarve, encontram-se espalhados pelo Sítio das Cercas)

Esta petição foi criada em 30 agosto 2015
2 340 Pessoas