PARAGEM DA ALTA VELOCIDADE NA PUEBLA DE SANÁBRIA / BRAGANÇA - PARADA DE LA ALTA VELOCIDAD EN PUEBLA DE SANABRIA/BRAGANÇA

Para: Ex.mos governantes de Portugal, Espanha e da União Europeia

Com a presente petição os subscritores solicitam aos governantes de Portugal, de Espanha e da União Europeia que sejam feitos esforços para que os comboios de alta velocidade Madrid / Galiza tenham paragem obrigatória na estação Porta de Sanábria-Trás-os-Montes em Otero, de forma a servir toda a região transfronteiriça, onde se inclui Bragança e demais cidades sanabresas e transmontanas, medida que se reveste de extraordinária relevância no âmbito da União europeia, de acordo com os seguintes considerandos:
População residente na região - Aos cerca de sete mil moradores que residem na comarca de Sanabria na época baixa, é forçoso juntar os trinta e cinco mil residentes no município de Bragança, mais os vinte e cinco mil dos municípios limítrofes de Vimioso, de Vinhais e de Macedo de Cavaleiros, (de acordo com o censo de 2011), números de cidadãos que aumentam exponencialmente na época alta e que deverão ser tidos em conta na utilização da estação ferroviária de Porta de Sanabria-Trás-os-Montes em Otero, medida transnacional que abrirá novos eixos de centralidade e contribuirá para o desenvolvimento de toda a região transfronteiriça de Castilla León e de Trás-os-Montes e Alto Douro, constituindo assim uma ajuda sem-par na tarefa de contrariar os graves problemas decorrentes da interioridade.
População migrante – Sem poder recorrer a números oficiais, estimam-se várias dezenas de milhares de transmontanos, sanabreses e alistanos que trabalham em Madrid e noutras cidades servidas por a linha Madrid / Galiza, pessoas que visitam com grande regularidade as suas terras de origem, sendo ainda importante para este fim ter em conta os milhares de cidadãos originários desta região que trabalham em França e noutros países europeus que possuem rede de alta velocidade, entre os quais se encontra toda uma nova geração altamente qualificada que perfilha preocupações ecológicas, como a da preferência em viajar de comboio por ser um meio mais amigo do ambiente, o que perfaz um número razoável de cidadãos que ajudarão a tornar rentável a estação Porta de Sanabria-Trás-os-Montes em Otero.
Desenvolvimento regional sustentável – Possui esta região transfronteiriça, bem como toda a província de Trás-os-Montes e Alto Douro e as comarcas de Sanábria e Aliste, uma natureza ainda liberta da devastação industrial, parques naturais e regiões classificadas como património material da humanidade, excelente gastronomia e ancestrais tradições culturais, elementos que constituem um atrativo ímpar ao turismo de natureza, e como vivem cerca de cinco milhões de habitantes no grande centro de Madrid, ansiosos por usufruir de fins-de-semana tranquilos, com o acesso à alta velocidade poderão viajar rapidamente até esta zona, o que contribuirá para o desenvolvimento sustentável da economia local, à imagem do que sucede com o Alentejo e outras províncias circundantes relativamente ao grande centro de Lisboa.
Desenvolvimento industrial – A utilização da estação ferroviária Porta de Sanabria-Trás-os-Montes em Otero constituirá um incentivo extraordinário à instalação
de novas produções industriais e reforçará as indústrias que estão já radicadas na região, tais como a Faurécia no ramo automóvel, Insufláveis, Iluminação e fábricas de transformação da castanha, entre outras, não só devido a facilitar a circulação de pessoas, mas também por possibilitar o escoamento das mercadorias.
Acesso ao litoral - Para além de garantir o acesso rápido dos residentes nesta região transfronteiriça à Europa, a estação Porta de Sanabria-Trás-os-Montes em Otero também lhes permitirá aceder ao litoral galego e minhoto, possibilidade extremamente relevante, pelo menos nos meses de verão, devido à importância que tem hoje a frequência das zonas balneares.
Conexão com os transportes aéreos - A) A estação Porta de Sanabria-Trás-os-Montes em Otero, permitirá também aos residentes na região o acesso ao Aeroporto de Madrid, pelo facto de encurtar o tempo da viagem, constituindo assim uma alternativa mais rápida e mais segura relativamente ao terminal do Porto, o que representa um potencial inestimável para todos quantos pretendam visitar a região ou para os residentes viajarem para outras partes do mundo.
B) Interface com o Aeroporto de Bragança – O acesso à alta velocidade ferroviária da linha Madrid/Galiza poderá contribuir também para a viabilidade do Aeroporto de Bragança, não só como transporte de produtos agrícolas perecíveis e de residentes nas cidades transfronteiriças mais próximas, como ainda a possibilidade de constituir uma alternativa viável aos aeroportos de Madrid e do Porto quando se verificarem condições climáticas adversas ou ainda em ligações sazonais em períodos de grande afluência de passageiros. Este considerando exige como condição sine qua non a ligação rodoviária entre Bragança e Sanabria em via de perfil de itinerário principal ou, no mínimo, de estrada nacional, ou ainda, como seria ideal, a ligação ferroviária entre estas localidades.

PARADA DE LA ALTA VELOCIDAD EN PUEBLA DE SANABRIA/BRAGANÇA

PARADA DE LA ALTA VELOCIDAD PORTA DE SANABRIA-TRÁS-OS-MONTES EM OTERO
PETICIÓN
Con la presente petición los subscritores solicitan a los gobernantes de Portugal, de España y de la unión europea que se hagan esfuerzos para que los trenes de alta velocidad Madrid / Galicia tengan parada obligatoria en Porta de Sanabria-Trás-os-Montes en Otero, para dar servicio de cobertura a toda la regióntransfronteriza, en la que se incluye Bragança y demás ciudades sanabresas y transmontanas, medida que se considera de extraordinaria relevancia en el ámbito de la unión europea, de acuerdo con los siguientes considerandos:
Población residente en la región
unos 7000 habitantes en la comarca de Sanabria en temporada baja, a lo que hay que añadir los 35000 residentes en el municipio de Bragança, y los 25000 de los municipios limítrofes de Vimioso, de Vinhais y de Macedo de Cavaleiros, (según el censo de 2011), población que se incrementa exponencialmente en temporada alta y que deberá de tenerse en cuenta en la utilización de la estación ferroviaria Porta de Sanabria-Trás-os-Montes en Otero, medida internacional que abrirá nuevos ejes de centralidad y contribuirá al desenvolvimiento de toda la región transfronteriza de Castilla León y de Trás-os-Montes e Alto Douro, comnstituyendo así una ayuda sin precedentes en la tarea de combatir los graves problemas inerentes a la interioridad.
Población emigrante
pese a no poder recurrir a números oficiales, se estima que son varias decenas de miles de transmontanos, sanabreses y alistanos que trabajan en Madrid y en otras ciudades servidas por la línea Madrid / Galicia, personas que visitan con gran regularidad sus tierras de origen, siendo aún de gran importancia para este fin tener en cuenta los millares de ciudadanos originarios de esta región que trabajan en Francia y en otros países europeos que poseen red de alta velocidad, entre los cuales se encuentra toda una nueva generación altamente cualificada que incluye preocupaciones ecológicas, como la preferencia de viajar en tren por ser un medio más amigo del ambiente, lo que representa un número razonable de ciudadanos que contribuirán a volver rentable la estación Porta de Sanabria-Trás-os-Montes en Otero.
Desenvolvimiento regional sustentable
Posee esta región transfronteriza, bien como toda la provincia de Trás-os-Montes e Alto Douro y las comarcas de Sanábria y Aliste, una naturaleza aún libre de la devastación industrial, parques naturales y regiones classificadas como património material de la humanidad, excelente gastronomía y ancestrales tradiciones culturales, elementos que constituyen un atrativo curioso al turismo denaturaleza, y como viven cerca de cinco millones de habitantes en el gran centro de madrid, ansiosos por disfrutar de fines de semana tranquilos, con el acesso a la alta velocidad podrán viajar rápidamente hasta esta zona, lo que contribuirá al desenvolvimiento sustentable de la economía local, a imagen de lo que sucede con là del Alentejo y otras provincias circundantes relativamente al gran centro de Lisboa.
Desenvolvimiento industrial – La utilización de la estación ferroviaria Porta de Sanabria-Trás-os-Montes en Otero constituirá um incentivo extraordinário para la instalación de nuevas producciones industriales y reforzará las industrias que ya están radicadas en la región, tales como a Faurécia en el ramo del automóvil, inyectables, iluminación y fábricas de transformación de la castaña, entre otras, no solo debido a facilitar la circulación de personas, sino también por posibilitar el comercio de las mercancías.
Aceso al litoral
Además de garantizar el acceso rápido de los residentes en esta región transfronteriza a Europa, la estación Porta de Sanabria-Trás-os-Montes en Otero también les permitirá acceder al litoral gallego y miñoto, posibilidad extremadamente relevante, al menos en los meses de verano, debido a la gran importancia que tiene hoy la frecuencia de las zonas termales.
Conexión con los transportes aéreos
A) La conexión de los transportes aéreos con la estación Porta de Sanabria-Trás-os-Montes en Otero, permitirá también a los residentes en la región el acceso al aeropuerto de Madrid, por el hecho de acortar el tiempo del viaje, constituyendo así una alternativa más rápida y segura relativamente al terminal de Porto, lo que representa un potencial inestimable para todos cuantos pretendan visitar la región o para que los propios residentes viajen a otras partes del mundo.
B) Interfaz con el aeropuerto de Bragança
el acceso a la alta velocidad ferroviaria de la línea Madrid/Galicia podrá contribuir también a la viabilidad del aeropuerto de Bragança, no sólo como transporte de productos agrícolas perecederos y de residentes en las ciudadestransfronterizas más próximas, como la posibilidad de constituir una alternativa viable a los aeropuertos de Madrid y Porto cuando sean adversas las condiciones meteorológicas o enlaces punmtuales em períodos de gran afluência de pasajeros. Este considerando exige como condición sine qua non la unión por carretera entre Bragança y Sanabria como itinerario principal o, como mínimo, mediante carretera nacional, o mejor aún, como sería ideal, el enlace ferroviario entre estas dos localidades.

Esta petição foi criada em 28 abril 2015