Proibição do Herbicida Glifosato em Portugal

Para: Assembleia da República; Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia; Presidente da República;

Vimos por este meio pedir a proibição total de venda, distribuição ou uso do herbicida glifosato em território português, devido ao facto de ter sido considerado um “carcinogénico provável para o ser humano” pela Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro (IARC), agência da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Este relatório sugere uma associação entre o glifosato e linfomas não-Hodgkin, classificando este herbicida como um “provável carcinogénico”, que é a classificação mais próxima de um comprovado cancerígeno, na escala da IARC.

Isto significa que há provas científicas convincentes de que a substância provoca cancro em animais de laboratório e provas limitadas de que também o faz no ser humano.

Este relatório vem confirmar o que muitos outros relatórios de estudos independentes, efectuados ao longo de anos, afirmavam, tendo sido este elaborado por uma entidade , como a OMS.

Outros relatórios e cientistas já afirmaram haver uma ligação entre este herbicida e outros problemas de saúde, o autismo e a presença deste herbicida em alimentos geneticamente modificados.

Devido ao perigo que apresenta à saúde humana e animal, entre outros problemas aqui não mencionadaos, vimos pedir aos responsáveis no Governo Português que proíbam o uso, venda e distribuição deste herbicida, usado em culturas geneticamente modificadas, jardins, entre outros usos, em todo o território português.

Pedimos que esta medida seja aprovada o quanto antes, numa tentativa de minimizar os efeitos nefastos cada vez maiores na sáude pública, animal e no meio ambiente, causados pelo uso deste herbicida.

16.504 Pessoas