Remoção e Substituição das Placas de Fibrocimento na Escola Básica de S. Julião da Barra

Para: Exmo Sr. Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares Dr. José Alberto Duarte

A Escola Básica de São Julião da Barra, localizada em Oeiras, pertencente ao agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, é um estabelecimento com mais de 30 anos de existência, direccionada para jovens estudantes, que frequentam este estabelecimento entre o 5º e o 9º ano.

Na construção das coberturas dos 4 pavilhões foram utilizadas placas de fibrocimento, sendo que em Dezembro de 2013 foram removidas as placas danificadas do pavilhão administrativo e pavilhão do refeitório, tendo ficado por remover e susbtituir as placas existentes nos 2 pavilhões de aulas.

No dia 24 de Março de 2014 a DECO efetuou uma avaliação ao ar e coberturas tendo emitido um relatório com provas fotográficas e resultados laboratoriais. As fotografias confirmam o estado friável das placas e os resultados laboratoriais confirmam a presença de amianto.

Sendo estes dois pavilhões utilizados diariamente por alunos, professores e pessoal não docente, e, nos quais passam grande parte do seu dia, nós Pais, EEs, Professores, Alunos, Auxiliares e Pessoal Não Docente, vimos por este meio demonstrar a nossa preocupação por um problema grave, que é a presença de fibras de amianto no ar respirável por todos os que frequentam as instalações desta escola, e que a médio prazo se pode refletir em graves problemas de saúde.

Assim, nós, abaixo-assinados, requeremos a retirada de todos os materiais com amianto existentes nos dois pavilhões de alunos, ainda não intervencionados, na Escola Básica de São Julião da Barra em Oeiras, de forma a garantir o bem estar e saúde de todos os que frequentam este estabelecimento escolar.

Esta petição foi criada em 24 fevereiro 2015