PELO AUMENTO DA OFERTA DE TRANSPORTES PARA O HOSPITAL DE LOURES: ALTERAÇÃO DO PERCURSO DA CARREIRA DAS TORRES DA BELA VISTA

Para: Barraqueiro Transportes, SA

A Comissão de Utentes dos Transportes de Santo António dos Cavaleiros e Frielas (CUT SAC/F), no sentido de dar voz aos milhares de utentes dos transportes da freguesia, tem ao longo da sua atuação procurado que a Barraqueiro tenha uma atuação de respeito pelos Utentes, nomeadamente para os que têm necessidade de se deslocar ao Hospital Beatriz Ângelo.

A população sofre com esta situação, pois quem não tem viatura própria, vê-se obrigado a deslocar-se de táxi, suportando um custo elevado para usufruir de um direito fundamental como o da saúde. E mesmo quem tem viatura própria tem que suportar um parqueamento com preços elevados.

Nos dias úteis as carreiras existentes com paragem no hospital “carreira do Conventinho e circular de Loures” são manifestamente insuficientes e ao fim de semana são mesmo inexistentes.

Uma solução viável para o aumento da acessibilidade ao hospital, é a alteração do percurso de alguns horários da carreira das Torres da Bela Vista, passando a circular pela rotunda do hospital, com uma periodicidade de passagem não superior a 30 minutos.

O argumento da empresa Barraqueiro para a não concretização desta alteração é de que “os moradores das Torres da Bela Vista não querem”, dada a limitadíssima oferta de transportes para o hospital, não acreditamos que isto seja verdade, tendo em conta que esta alteração irá beneficiar milhares de utentes servidos por esta carreira (Olival de Basto, Póvoa de Santo Adrião, Quinta das Flores, Flamenga, Bairro Azul, Cidade Nova, Torres da Bela Vista e Paradela).

Os transportes públicos de qualidade e em quantidade suficiente constituem um direito democrático e um sinal de modernidade. Um sistema de transportes eficiente é um garante da qualidade de vida das populações.

Perante o exposto, os moradores da freguesia e particularmente os moradores das Torres da Bela Vista, abaixo assinados, propõem que a Barraqueiro Stº. António, concretize a alteração do percurso da Carreira das Torres da Bela Vista, tendo em conta o aumento da acessibilidade ao hospital Beatriz Ângelo.

Os subscritores, declaram-se disponíveis para continuar a lutar por melhores transportes públicos na freguesia.

Santo António dos Cavaleiros, 19 de Outubro de 2014

Este Abaixo-Assinado é uma iniciativa de uma plataforma constituída pelas seguintes organizações: CUTSAC/F- Comissão de Utentes de Transportes de Santo António dos Cavaleiros e Frielas; CUTPO- Comissão de Utentes dos Transportes Públicos de Odivelas; CUHBA- Comissão de Utentes do Hospital Beatriz Ângelo; AMSAC- Associação de Moradores de Santo António dos Cavaleiros.

Este abaixo-Assinado será entregue à Barraqueiro Transportes, SA; Câmara Municipal de Loures; Assembleia Municipal de Loures; Junta de freguesia da União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, e respetiva Assembleia de Freguesia; Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa; Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Administração do hospital Beatriz Ângelo e grupos parlamentares da Assembleia da República.

Esta petição foi criada em 18 Outubro 2014