Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela criação de um Museu da História de Portugal

Para: Assembleia da República

Os peticionários solicitam à Assembleia da República o agendamento de um debate sobre a falta de um Museu da História de Portugal, e promova activamente a sua criação.
A inexistência de um tal activo cultural impede um contacto estruturado e permanente da sociedade educativa, escolas e universidades, com uma fonte credível e acessível de conhecimento e identificação cultural e social. De facto, apesar dos inúmeros Museus temáticos, ou dedicados a um período ou evento histórico específico, Portugal não dispõe de um centro que permita, através da História Nacional, promover os valores nacionais, numa experiência cultural e social de identificação e construção identitária. Motivos suficientes para ora afirmar ora admitir os episódios felizes ou mais negros que marcam a cultura Portuguesa enquanto produto histórico.
Num outro sentido, é notória a falta de um tal activo na promoção interna e externa de Portugal, não só pelas visitas directas, mas como fonte de materiais promocionais no exterior.
Os muitos turistas que nos visitam não têm um local onde, numa experiência pessoal e moderna, conheçam a nossa História e os feitos menos divulgados no exterior. Sejam estes últimos antigos (como a idade da nossa Armada) ou modernos (como o nosso avanço nas tecnologias de serviços financeiros).
Considerando o actual momento económico e social, a criação deste Museu é urgente à unidade social e cultural do país. Ao contrário dos modelos tradicionais de "estatismo" uma tal iniciativa deverá resultar de parcerias entre entidades públicas e privadas.
Se há inúmeras e valiosas peças nos muitos museus existentes, que podem ser reunidas neste local único, este deve também ser uma "montra de Portugal": com exposição, e porque não comercialização (?), de produtos portugueses em produção, sejam eles tradicionais ou inovadores.
De forma não vinculativa, sugere-se como localização ideal para o Museu da História de Portugal o edifício do Ministério das Finanças no Terreiro do Paço, Lisboa.
Local ideal em termos turísticos, mas também para que visitas escolares "reclamem" para si uma vivência identitária do centro emblemático do poder nacional.
  1. Actualização #1 Número de B.I. ou de Cartão de cidadão.

    Criado em quarta-feira, 18 de Junho de 2014

    Caros peticionários, face ao oportuno comentário de um dos signatários sobre a validade das nossas "assinaturas" sem número de B.I., inclui agora um campo para preenchimento deste dado. Infelizmente não é possível alterar as assinaturas já registadas, pelo que se sugere, caso queiram, novo registo.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
255 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.