São João da Madeira, os animais errantes e os 4 animais mortos pós tentativa de captura por parte da PSP / Câmara Municipal

Para: Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Dr. Ricardo Figueiredo; Subcomissária da PSP de São João da Madeira, Rosa Maria Gomes; Veterinária Municipal de São João da Madeira, Dr.ª Vera Marques

Exmos. Senhores,

Somos um grupo de cidadãos preocupados e consternados, residentes no V/ concelho, freguesias limítrofes, ou apenas contestatários do que aqui descrevemos, e vimos por este meio repudiar o crime público ocorrido no V/ município entre 23 e 25 de Março de 2014, crime que originou a morte (até ao momento sabemos apenas que terá sido por suposto envenenamento, mas aguardamos com ânsia os resultados toxicológicos) de 4 animais errantes de matilha sinalizada na cidade.

Temos conhecimento que, por coincidência, ou talvez não, estes cães estiveram na V/ mira na semana passada, tendo V/ Exas. destacado efectivos da PSP, funcionários da Câmara Municipal e a Veterinária Municipal, para os capturar. Temos conhecimento ainda, e muitas testemunhas do sucedido, que estas capturas não obedeceram aos pressupostos legais exigidos, e sabemos que as denúncias já foram feitas às entidades competentes.

Apesar dos esforços envidados por V/ Exas., os cães não se deixaram capturar. Terá sido por repúdio ou frustração que alguém voltou anonimamente ao local, e deixou alguma substância química para matar os animais indefesos? Ou será que algum munícipe se aproveitou do aparato que V/ Exas. provocaram na semana passada, para cobardemente deferir este crime sem rosto?

São João da Madeira é notícia por muitas inovações, mas nada importa se os órgãos administrativos e agentes de lei da cidade “borram a pintura” com atitudes desumanas.

Se querem V/ Exas. “limpar” a cidade de alguma coisa, sugerimos que a “limpem” dos indigentes que roubam, furtam e violentam os cidadãos contribuintes, muitas vezes sob a cumplicidade da noite, mas outras tantas à luz do dia, “debaixo das barbas” de todos, e em locais altamente sinalizados pelos agentes da autoridade local.

Da V/ parte esperamos que agora assumam alguma responsabilidade pelo sucedido, e que acalmem os ânimos que vos impelem à movimentação contra os animais errantes / abandonados. Sugerimos ainda que se aproximem das associações locais ou particulares que utilizam as suas horas livres para se voluntariar a favor do bem-estar animal, e que com estes encontrem as melhores soluções para retirar das ruas aqueles animais, sem que isso signifique o ceifar das suas vidas. Há muitas soluções humanas, e nenhuma comporta o modo bárbaro, violento e imbecil como estes animais perderam a vida. Sim, porque é de vidas de seres sencientes que falamos; de seres que têm frio, fome, sede, medo, alegria e tristeza tal como nós. Como proferiu em tempos Schopenhauer, «a compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade do carácter». E nós, cidadãos, queremos acreditar que quem nos governa e representa é de boa índole, sente compaixão, não é cruel!

Na expectativa de que venham V/ Exas. a público pedir desculpas pelo sucedido e prometer que doravante actuarão de acordo com as normas legais vigentes, respeitando todas as formas de vida, apresentamos os melhores cumprimentos.

Esta petição foi criada em 26 março 2014
1 430 Pessoas