Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela manutenção da equipa técnica da biblioteca municipal da Nazaré

Para: Todos os interessados

A Nazaré tem uma excelente biblioteca que, além de ter um vasto acervo, tem óptimas condições para ser usada como local de estudo. Isso não acontece por acaso: é obra do esforço dos técnicos que lá trabalham e que estão sempre disponíveis para responder às solicitações dos utentes.

A Biblioteca Municipal da Nazaré também é conhecida pelas conferências que realiza. Uma conferência não é um evento fácil de organizar e de acomodar ao dia-a-dia da biblioteca. É nestes momentos que se distingue a qualidade dos seus funcionários.

Além de serem uma mais valia para as pessoas da Nazaré, que já puderam assistir a palestras de oradores de nomeada das mais diferentes áreas de conhecimento, também movimentam o comércio, que beneficia da presença de pessoas que vêm de fora do concelho para comparecer ao evento (algumas conferências tiveram público de todo o país).

Vivemos tempo de crise profunda, e o já reduzido consumo de cultura por parte dos Portugueses vai ainda baixar drasticamente e passar a basear-se em ofertas gratuitas. As bibliotecas têm aqui um papel fundamental e é da maior importância que funcionem de forma ajustada nestes tempos difíceis.


A Biblioteca Municipal da Nazaré cumpre bem o seu papel de excelência. Os seus indicadores estatísticos estão muito acima da média nacional de acordo com os relatórios da DGLAB (Direcção -Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas). E se assim é, isso deve-se em grande parte ao trabalho desenvolvido pelos seus técnicos.

Foi por isso com grande pesar que soubemos da notícia da não renovação dos contratos dos funcionários técnicos acima citados.

É uma situação lamentável: uma biblioteca sem pessoal especializado não é uma biblioteca, é um espaço onde (também) há livros. É revoltante constatar que a autarquia, em vez de apoiar, decide castigar as pessoas que têm feito um excelente trabalho à frente da Biblioteca, esse veículo de cultura e educação que tem contribuído para a formação das gentes da Nazaré e arredores.

Todos os que apreciam a cultura, e a Biblioteca da Nazaré em particular, devem fazer ouvir a sua voz e mostrar a sua solidariedade para com os envolvidos nesta situação deplorável.

Nós, subscritores desta petição, esperamos que esta situação, seja corrigida pelas autoridades competentes. Além de prejudicial para a Biblioteca Municipal da Nazaré, é socialmente desastrosa, com destruição efectiva de postos de trabalho.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
4.271 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.