RTP: por favor transmitam o documentário Earthlings

Para: Rádio Televisão Portuguesa - Direcção de Programas

RTP: Por favor transmitam o documentário “Terráqueos” (Earthlings em Inglês). Trata-se do mais importante documentário alguma vez produzido acerca de como o ser humano usa em seu proveito os restantes seres à face da Terra.

O documentário “Terráqueos” constitui uma abordagem ímpar à existência de todos os animais, humanos e não humanos, no nosso planeta e merece ser visto pelo público português. Sendo a Rádio Televisão Portuguesa (RTP) o mais importante veículo do serviço público televisivo em Portugal, deve sem dúvida compreender que a transmissão de uma obra cinematográfica desta grandeza, que aborda e expõe de uma forma tão clara e tão brilhante algumas das realidades mais chocantes da nossa era, assume um carácter forçosamente obrigatório.

Se a RTP admite incluir na sua grelha de programas televisivos espectáculos eticamente questionáveis como as corridas de touros, então deve, sob um ponto de vista ético e moral (os quais são indissociáveis do próprio conceito de serviço público), transmitir um documentário altamente aclamado pela crítica e concedendo-lhe, como acontece com as corridas de touros, privilégios de transmissão no Canal 1 e em horário nobre.

A noção de que é justificável escravizar, explorar, torturar e assassinar animais por razões tão triviais como o sabor da sua carne, como o entretenimento ou como a moda é inegavelmente absurda. Façamos por favor ver à RTP que tem o dever de transmitir em horário nobre no Canal 1 o mais importante documentário da nossa era.

Atenciosamente,
João Nunes
  1. Actualização #4 Quase nas 2.000 assinaturas

Criado em 7 de novembro de 2014

C@ros amig@s, estamos finalmente à beira das 2.000 assinaturas. Esta petição e este sonho não faleceram, muito pelo contrário. Continuam vibrantemente a pulsar em nome de um serviço público não discriminatório e que abra os olhos de toda a nossa população para uma realidade chocante, terrível e atroz. A população portuguesa merece ver este documentário e é com base nessa premissa que vos peço um último fôlego de luta. Partilhem por favor pelos vossos contactos a petição para assim conseguirmos as preciosas assinaturas que nos faltam e assim trataremos de fazer chegar este manifesto aos responsáveis da RTP. Obrigado a todos.

2. Actualização #3 A caminho das 2.000 assinaturas

Criado em 31 de janeiro de 2014

Car@s amig@s, conseguimos chegar às 1.500 assinaturas. Um feito como este só nos transmite ainda mais força anímica para mantermos bem viva a chama que nos compele a prosseguir com este sonho. Esta magnífica adesão por parte de tantos signatários é uma prova de que este é um objectivo atingível e merecedor do nosso empenho. Continuamos a apelar à vossa ajuda na partilha desta petição para conseguirmos atingir o nosso próximo objectivo: as 2.000 assinaturas. Obrigado a todos.

3. Actualização #2 Chegámos às 1000 assinaturas

Criado em 16 de janeiro de 2014

Caros amig@s, Conseguimos alcançar um feito assinalável: atingimos as 1000 assinaturas. Embora continuemos apostados em aumentar ainda mais o número de signatários, tenho-vos a informar que vamos partir para o próximo passo: esta petição irá ser reencaminhada para a Direcção de Programas da RTP, acompanhada de uma mensagem a assinalar os motivos que nos levam a formular o nosso pedido de exibição do documentário Earthlings na RTP1. Darei novidades em breve. Obrigado a todos pela adesão, pelo apoio, pelos comentários, pela inspiração e pela força que emprestam a este sonho. Cumprimentos a todos, João Nunes

4. Actualização #1 Obrigado pelo vosso apoio