Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Requalificação Paisagística do Largo do Espírito Santo / Largo das Ferrarias (Mouriscas)

Para: Câmara Municipal de Abrantes

1) Pelo passado histórico que teve no contexto social do povo mourisquense, também por ser o único largo público existente em Mouriscas com dimensões adequadas para a realização de vários tipos de comemorações e/ou eventos culturais/sociais, solicita-se que subscrevam a presente Petição.

2) O Largo do Espírito Santo, ou Largo das Ferrarias, tem há muito tempo um projecto preparado pela Câmara Municipal de Abrantes, segundo se ouve constantemente dizer pela boca de vários responsáveis autárquicos, mas ano após ano, eleição após eleição, constata-se que esse projecto continua metido na gaveta.

3) Durante alguns meses o Largo do Espírito Santo / Largo das Ferrarias serviu de estaleiro aos empreiteiros que estiveram envolvidos na execução da empreitada do saneamento básico da freguesia, nomeadamente na parte norte da mesma.
Terminados os trabalhos do saneamento o equipamento pesado foi desmobilizado, assim como os contentores e materiais sobrantes. O fontanário existente no meio do largo, que é um memorial à chegada da água canalizada a Mouriscas ocorrida dos anos 60 do século passado, foi deixado em condições lastimáveis, com a cantaria de granito muito danificada (arestas partidas, base arrancada e sujidade por todo o lado).

4) O investimento necessário para os trabalhos de requalificação não será muito elevado, e, agora que os trabalhos do saneamento básico na zona já se encontram concluídos, é justo e pertinente pedir junto da CMA que mande executar a obra, pois Mouriscas deverá ser a única freguesia do concelho de Abrantes que não tem um espaço desta natureza (1).

5) A Petição será entregue na CMA se/quando alcançar um número de apoiantes relevante.
  1. Actualização #12 Entrega da Petição Pública ao Destinatário - Prepa

    Criado em 21 de agosto de 2014

    Estão a ser recolhidas as últimas assinaturas quer as on-line, quer as recolhidas nos formulários que foram espalhados pela Freguesia. O número de subscritores on-line está agora nas 150 assinaturas, enquanto em papel já se ultrapassou as 250 assinaturas. Um último agradecimento a todos os que subscreveram esta causa justa.

  2. Actualização #11 A Petição está disponível na Junta de Freguesia

    Criado em 30 de junho de 2014

    A Petição Pública ainda se encontra disponível na Junta de Freguesia de Mouriscas, onde poderá ser assinada por quem quiser dar o seu apoio a esta causa. A Petição Pública será entregue na Câmara Municipal de Abrantes e em simultâneo entregaremos uma cópia da mesma na Junta de Freguesia de Mouriscas.

  3. Actualização #10 Entrega da Petição Pública ao Destinatário

    Criado em 28 de março de 2014

    Brevemente entregaremos a PP ao destinatário, quer em formato on-line, quer em papel. Muitos mourisquenses apoiaram esta causa, mas foi do lado dos não mourisquenses que vieram as maiores surpresas, pois houve muita gente a apoiar. Por razões que a própria razão desconhece há muita gente dos sectores políticos da terra que não subscreveram a Petição. Não se percebe que o assunto tenha sido incluído em programas eleitorais, quando na hora de apoiar primam pela ausência, mas isso não será relevante porque a PP será entregue independentemente do número de assinaturas. Um grande bem haja a todos os que já apoiaram esta causa justa.

  4. Actualização #9 Subscrições em formato de papel

    Criado em 21 de dezembro de 2013

    A Petição Pública em papel, que está disponível em quase todos os cafés e restaurantes da Freguesia também já ultrapassou a centena de subscrições.

  5. Actualização #8 Petição Pública chegou ao jornal "O Mirante".

    Criado em 21 de dezembro de 2013

    Foi adicionado link da notícia saída no jornal, edição on-line de 20/12/2013.

  6. Actualização #7 Locais onde se pode subscrever a Petição Pública:

    Criado em 19 de dezembro de 2013

    A subscrição da Petição Pública em papel já se encontra disponível nos seguintes locais: Café do José Bessa (Jogo da Bola), Café da Maria José Leitão (Ferrarias), Bar da Banda Filarmónica (Ferrarias), Café do Adérito (Estalagem), Pastelaria Pão Quente (Estalagem), Café Central (Estalagem), Café do Romão Grilo (Casal da Igreja), Barbearia (Estalagem), Café Mateus (Estalagem), Café do Magalhães (Cotovelo), Sede de "Os Esparteiros" (Gelfa) e Café da Dalila (Cascalhos). Brevemente aparecerá em mais locais públicos, p.f. leiam e divulguem.

  7. Actualização #6 Petição em papel.

    Criado em 14 de dezembro de 2013

    Já arrancou a Petição Pública em papel, mas só a partir de amanhã ficará disponível em todos os cafés e outros locais da freguesia. Os elementos necessários são o nome completo e o número do bilhete de identidade ou cartão de cidadão. Destina-se aos que não andam na internet. Subscrevam e divulguem.

  8. Actualização #5 Apoio para a nossa Petição Pública

    Criado em 13 de dezembro de 2013

    Em reunião realizada ontem com o Executivo da Junta de Freguesia de Mouriscas tive a oportunidade de explicar o objectivo desta Petição Pública, reiterando a isenção política existente sobre esta matéria (esta PP é um direito de cidadania que exerço em nome individual). Para que não restem dúvidas leiam o que tenho vindo a escrever há largos meses sobre a situação do Largo das Ferrarias, nomeadamente nas redes sociais. Quero acrescentar que o Executivo da Junta de Freguesia de Mouriscas informou compreender o assunto e até manifestou interesse em apoiar. Bem haja por isso!

  9. Actualização #4 Um percurso passo a passo!

    Criado em 2 de dezembro de 2013

    Ainda estamos longe da nossa meta, mas o caminho faz-se caminhando...

  10. Actualização #3 Feed back 2 da Petição Pública

    Criado em 30 de novembro de 2013

    Estamos a chegar à centena de subscrições. Ainda não arrancou a petição em papel, especialmente dedicada aos que não frequentam a internet. Esperamos fazê-lo brevemente.

  11. Actualização #2 Petição Pública pluralista - A Nossa Terra no Topo

    Criado em 28 de novembro de 2013

    Verifica-se com agrado que há pessoas dos vários quadrantes políticos, nomeadamente mourisquenses, a subscrever esta Petição. Só assim será possível "levar a água ao moínho". Em nome dos superiores interesses de Mouriscas continuem a subscrever e a apoiar com comentários justos e correctos a presente Petição. Um bem haja a todos os que já assinaram (cerca de 80 amigos).

  12. Actualização #1 Feed back da Petição Pública

    Criado em 27 de novembro de 2013

    Por solidariedade com Mouriscas também há não mourisquenses que estão a subscrever a Petição Pública.




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 24 novembro 2013
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
163 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.