Queremos de volta o percurso do Monfurado

Para: Proprietários da herdade onde passa o caminho e Camara Municipal de Évora

Cerca, pedras e uma vala. O caminho do Monfurado que durante décadas levou milhares de betetistas, mas também turistas, entre Évora a Valverde, foi fechado. No interior desta propriedade ficaram, como todos nós sabemos , equipamentos construídos pelo município, como por exemplo uma ponte.

Localização: entre Évora e o Sitio de Monfurado, no limite oeste do concelho.

Comprimento: 88 km

Utilização: pedonal, bicicleta, meios de transporte não motorizados

Infra-estruturas: sinalização direccional, pontos de informação e parques de merenda nas povoações.

Pavimento: saibro nos caminhos rurais e betuminoso nos caminhos municipais

Meio Natural: Sitio de Monfurado, inserido na Rede Natura 2000. Área dominada por importantes montados de sobro e azinho, bastante bem conservados, numa região tipicamente mediterrânica. É uma zona de grande importância para a conservação de diversas espécies de morcegos

Património cultural: Conjuntos urbanos de Évora, Valverde, Guadalupe, Boa Fé e S. Sebastião da Giesteira.

Património histórico: na beira dos percursos, encontram-se muitas construções de variadas idades, desde o Neolítico até à actualidade.

Nível de dificuldade: variável, com as maiores inclinações nos troços entre as Ribeiras de S. Brissos e de Valverde, em especial entre Valverde e os Almendres.

Ligações: a rede de Percursos de Monfurado estende-se pelo Concelho de Montemor-o-Novo. Em Évora, tem proximidade a outros Percursos Ambientais.

Cartografia: Cartas Militares 1:25.000 n.ºs 447, 448, 458, 459, 460 do Instituto Geográfico do Exército.

Betetistas e amantes da natureza, vamos assinar e voltar a ter o trilho. não vamos ficar calados.

Os Percursos Ambientais de Monfurado constituem um conjunto de variados caminhos públicos, rurais ou municipais, que interligam as povoações do Concelho.
Estes Percursos criam uma rede que permite o acesso a áreas de interesse cultural, ambiental e paisagístico de Évora, como os monumentos megalíticos existentes nesta área e o Sítio de Monfurado, lugar classificado como pertencente à Rede Natura 2000.
Todos os caminhos acessíveis a pé ou de bicicleta deixaram de existir desde 7 de Dezembro de 2013.

Esta petição foi criada em 24 Novembro 2013
1.052 Pessoas