Aquisição de Sistemas Híbridos de Administração Automática de Insulina (SHAAI) no SNS

Para: Direção Executiva do S.N.S., Ministério da Saúde

Nós, os signatários desta petição, reconhecemos a importância e o impacto significativo que os Sistemas Híbridos de Administração Automática de Insulina (SHAAI) têm na vida dos pacientes com diabetes tipo 1. Estamos conscientes de que esses sistemas representam uma evolução crucial no tratamento da diabetes, proporcionando uma gestão mais eficaz da glicose no sangue e uma melhor qualidade de vida para os pacientes.

A diabetes tipo 1 é uma condição crônica que requer monitoramento constante e cuidados precisos para evitar complicações graves. Os SHAAI oferecem uma abordagem inovadora e revolucionária para o gerenciamento da diabetes, automatizando parcialmente a administração de insulina com base em algoritmos inteligentes que respondem às flutuações glicêmicas do paciente. Isso não apenas simplifica o processo de monitoramento, mas também minimiza o risco de episódios de hiperglicemia e hipoglicemia, proporcionando estabilidade e previsibilidade aos pacientes.

Entretanto, é crucial ressaltar que o acesso a esses sistemas ainda é limitado para muitos pacientes devido a barreiras financeiras e burocráticas. É inaceitável que a falta de acesso a tecnologias tão importantes possa comprometer a saúde e o bem-estar daqueles que mais precisam delas.

Portanto, instamos as autoridades de saúde e os responsáveis pelas políticas de assistência médica a reconhecerem a importância dos SHAAI e a implementarem medidas concretas para garantir que todos os pacientes com diabetes tipo 1 tenham acesso igualitário a essas tecnologias vitais. Isso inclui a inclusão dos SHAAI nos sistemas de saúde públicos, a redução de barreiras financeiras por meio de subsídios e financiamentos adequados, e a agilização dos processos de aprovação e reembolso.

Ao assinar esta petição, expressamos o nosso apoio à aquisição e implementação ampla dos Sistemas Híbridos de Administração Automática de Insulina como parte integrante dos cuidados de saúde para todos os pacientes com diabetes tipo 1. Juntos, podemos garantir que ninguém seja deixado para trás no acesso a tratamentos vitais e que todos tenham a oportunidade de viver uma vida plena e saudável, independentemente de sua condição médica.

Esta petição foi criada em 10 abril 2024