Contra a Reversão da Nova Identidade Visual do Governo de Portugal

Para: Exmos Senhores Membros do Governo

Nós, o povo de Portugal, unidos além de fronteiras profissionais ou ideológicas, manifestamos por este meio nosso repúdio veemente e inabalável contra a recente decisão do Primeiro-Ministro Luís Montenegro de reverter a inovadora identidade visual do Governo de Portugal. Esta ação não apenas desconsidera a vitalidade e a relevância da comunidade artística, criativa e de design, mas também subestima a capacidade intelectual e crítica de toda a população portuguesa.

A escolha de ignorar um trabalho de renome mundial, desenvolvido pelo Studio Eduardo Aires, não é apenas uma falha em reconhecer a excelência no campo do design; é um ato de regressão a práticas obsoletas e uma adesão a uma visão estreita do que constitui a identidade nacional. Tal medida reflete uma desconexão profunda com valores contemporâneos essenciais para a evolução da sociedade portuguesa no palco global.

Ao optar por uma identidade visual anterior, considerada por muitos como tecnicamente inadequada e visualmente obsoleta, especialmente na sua funcionalidade digital, o governo atual demonstra uma perspectiva alarmantemente retrógrada. Esta decisão não apenas contraria os princípios básicos do design eficaz, mas também coloca Portugal numa posição de desvantagem no diálogo internacional e na economia criativa mundial.

A exclusão da comunidade artística e criativa no processo decisório é um sinal claro de desrespeito pelo profissionalismo e pela inovação. Este ato não é apenas uma afronta à comunidade de design, mas um golpe contra a cultura de inovação e excelência que Portugal tem fomentado nas últimas décadas.

Exigimos, portanto, que esta decisão seja imediatamente parada. Portugal merece uma identidade que espelhe o seu legado histórico e a sua dinâmica contemporânea, uma identidade que nos propulse para o futuro, não que nos arraste para o passado.

Esta petição foi criada em 05 abril 2024
7 538 Pessoas