Crédito para habitação própria permanente com taxa fixa de 1%

Para: Parlamento nacional e parlamento europeu

Para ser possível o direito à habitação consagrado na Constituição Portuguesa é preciso que haja coragem para legislar por forma a que os bancos só possam emprestar para habitação própria permanente numa taxa fixa a um porcento.
Se os bancos querem estar no mercado basta que obedeçam a esta regra: empréstimo à habitação própria permanente com taxa fixa de um porcento e os restantes produtos de crédito podem contratar a qualquer taxa.
Não se admite que numa crise de inflação os bancos tenham lucros astronómicos e as pessoas estejam cada vez mais pobres
Não se trata de uma utopia.
O mercado pode ser livre, mas com regras.
E isto é possível acontecer.
As taxas já estiveram negativas e os bancos sobreviveram.
Não há razão nenhuma para que isto não seja possível.
À semelhança da proibição de cobrança de comissões também é possível por decreto limitar a taxa dos empréstimos.

Esta petição foi criada em 02 abril 2024